www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
13/11/2025 - 22:09
Mato Grosso do Sul defende governança ambiental moderna e sustentável durante a COP30
Foto: Reprodução
Hora da Notícia

Belém (PA), 13 de novembro de 2025 — Em mais um dia de agendas na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), o Governo de Mato Grosso do Sul reforçou seu compromisso com o fortalecimento da governança ambiental no Brasil. A delegação sul-mato-grossense, liderada pelo governador Eduardo Riedel e pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Jaime Verruck, destacou a necessidade de descentralização e modernização dos instrumentos de licenciamento ambiental como pilares para uma gestão pública mais ágil, segura e eficiente.

Durante painel promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), Riedel defendeu a construção de um novo marco regulatório que garanta segurança jurídica, previsibilidade aos investidores e agilidade na tomada de decisões. “Estamos falando de licenciamento territorial, de empreendimentos, de uso responsável dos recursos, preservando a água, os biomas e, ao mesmo tempo, garantindo que o desenvolvimento não seja travado”, afirmou o governador.

Transformações estruturais e tecnológicas

Riedel ressaltou que o desenvolvimento sustentável deve ser considerado um quarto pilar essencial da agenda pública, ao lado da educação, segurança e saúde. Segundo ele, a transformação necessária não é apenas estrutural, mas também de modelo de gestão. “Estamos em um ponto de não retorno no que se refere à tecnologia. Os modelos antigos não se sustentam mais”, disse, destacando o papel da inteligência artificial na modernização da gestão ambiental.

O governador também enfatizou a complexidade de se criar um ambiente regulatório único para um país continental como o Brasil, com cinco biomas distintos. “A sociedade demanda regramentos claros e respostas ágeis. As estruturas estaduais têm papel fundamental nesse processo”, completou.

🌿 Produção com preservação

Riedel e Verruck defenderam que o licenciamento ambiental deve ser funcional, garantindo a conservação da biodiversidade sem travar o desenvolvimento. Mato Grosso do Sul foi apresentado como exemplo de equilíbrio entre produção e preservação, com destaque para o Pantanal, onde 84% da área está preservada.

“O bioma amazônico e o Pantanal têm altos índices de preservação. A COP tem sido um palco importante para mostrarmos nossa realidade de forma diferente da narrativa de alguns setores que distorcem o contexto local”, afirmou Riedel.

🎯 Compromissos e metas sustentáveis

Representado também pelo adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Artur Falcette, o Estado participou de diversas discussões e apresentou oportunidades geradas por uma gestão que alia desenvolvimento social e econômico à preservação ambiental. Um dos destaques é o programa MS Carbono Neutro 2030, que estabelece a meta de neutralizar todas as emissões de gases de efeito estufa até o final da década.

 Troca de experiências na Amazônia

Antes dos painéis desta quinta-feira, a equipe governamental visitou o projeto de pesquisa da Embrapa Amazônia Oriental, na área Capoeira do Black. O projeto analisa formas de recuperação de áreas desmatadas e degradadas, contribuindo para a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável — temas centrais da COP30.

Hora da Notícia



É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
ELA: entenda os sinais da doença que paralisa o corpo aos poucos
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS