www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
18/01/2026 - 07:34
Países europeus respondem a ameaças de Trump e reforçam segurança no Ártico
Foto: Divulgação
Os oito países europeus a serem afetados pelas novas tarifas dos Estados Unidos de Donald Trump reforçaram, em comunicado conjunto emitido neste domingo, 18, a "união na defesa da soberania" destas nações.
 
"As ameaças tarifárias prejudicam as relações transatlânticas e correm o risco de desencadear uma espiral descendente perigosa. Continuaremos a responder de forma unida e coordenada. Estamos empenhados em defender a nossa soberania", diz a nota assinada pela Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Holanda, Noruega, Suécia e Reino Unido.
 
Os países também destacaram suas presenças na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), e, por isso, estão "empenhados em fortalecer a segurança do Ártico como um interesse transatlântico comum".
 
"O exercício dinamarquês pré-coordenado 'Arctic Endurance', realizado com os Aliados, responde a essa necessidade e não representa nenhuma ameaça para ninguém", frisou o documento, referindo-se ao envio de tropas militares de seus governos à Groenlândia, o que levou à retaliação tarifária de Trump, que cobiça a ilha.
 
Os oito países também reforçaram que a partir das reuniões da semana passada entre diplomatas dinamarqueses e a Casa Branca, "estamos prontos para dialogar com base nos princípios da soberania e da integridade territorial, que apoiamos firmemente".
 
Por fim, as nações manifestaram "total solidariedade ao Reino da Dinamarca e ao povo da Groenlândia" sobre a crise do Ártico ocasionada pelas ameaças de anexação da ilha por Trump aos EUA.
 
Após o anúncio das tarifas de 10% a esses oito governos europeus a partir de 1º de fevereiro e de 25% a partir de 1º de junho, a Alemanha retirou neste domingo suas tropas da Groenlândia, informou o jornal local Bild.
 
Fonte: Terra
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
ELA: entenda os sinais da doença que paralisa o corpo aos poucos
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   horadanoticiaredacao@hotmail.com   |   Costa Rica - MS