|
Com objetivo de valorizar e prestigiar a segurança pública, o governador Eduardo Riedel participou nesta terça-feira (27 de janeiro) da aula inaugural do curso de formação policial da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (PCMS). A solenidade foi realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, e marcou o início da preparação dos 472 aprovados no último concurso público da instituição. São 135 candidatos para o cargo de escrivão de polícia judiciária e 337 para investigador de polícia judiciária. Durante o evento, foram apresentadas normas, rotinas acadêmicas e reforçado o papel da Polícia Civil no fortalecimento da segurança pública estadual. Em seu discurso, Riedel destacou a responsabilidade dos novos alunos: “São 472 alunos de 26 mil inscritos no concurso. Grupo que carrega uma responsabilidade muito grande e tem o propósito de servir e proteger o cidadão sul-mato-grossense. Para quem veio de fora, façam daqui a sua casa.” O governador ressaltou ainda que o ambiente de segurança é fundamental para o desenvolvimento do Estado.“Posso afirmar que uma das primeiras questões que o investidor avalia quando vai investir em um lugar são seus indicadores de segurança. Nosso papel é criar um ambiente seguro, de ordem e paz, e estes novos policiais serão protagonistas deste processo.”
Reconhecimento institucional
O delegado-geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone Lúcio, classificou o evento como uma data histórica para a instituição. Ele agradeceu ao governador pelos investimentos em tecnologia, estrutura e capacitação, e destacou que os novos alunos ingressam na “melhor Polícia Civil do Brasil”. O delegado-geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone Lúcio, classificou o evento como uma data histórica para a instituição. Ele agradeceu ao governador pelos investimentos em tecnologia, estrutura e capacitação, e destacou que os novos alunos ingressam na “melhor Polícia Civil do Brasil”. Também deu boas-vindas aos aprovados:Parabéns pela aprovação em um concurso tão concorrido. Vão entrar como cidadãos comuns e sair como policiais aptos e capacitados, com a missão de servir. Se dediquem ao máximo, com garra, determinação e comprometimento.”
Estrutura do curso
O curso de formação possui 680 horas-aula, com disciplinas teóricas e práticas, além de avaliações em cada etapa. A previsão de término é 15 de maio, com publicação da classificação final em 25 de maio. Em seguida, os aprovados começam a tomar posse. A formação é a última fase do concurso, de caráter eliminatório e classificatório. As aulas podem ocorrer em diferentes turnos, inclusive à noite e aos finais de semana. Os candidatos recebem ajuda de custo para transporte e alimentação, e a remuneração inicial para ambos os cargos é de R$ 6.569,53, para jornada de 40 horas semanais.
Compromisso com a sociedade
O secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública, Ary Carlos Barbosa, reforçou o papel dos novos policiais:“Ingressar na Polícia Civil é assumir um compromisso que transcende o ato de ocupar um cargo público. Ela é mais que uma instituição, é um legado, sinônimo de proteção e justiça. Meu conselho é que cuidem das suas carreiras e sejam proativos.” |