www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Eventos
28/01/2026 - 07:23
Governador prestigia aula inaugural do curso de formação da Polícia Civil em Mato Grosso do Sul
Foto: Saul Schramm
Hora da Notícia

Com objetivo de valorizar e prestigiar a segurança pública, o governador Eduardo Riedel participou nesta terça-feira (27 de janeiro) da aula inaugural do curso de formação policial da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (PCMS). A solenidade foi realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, e marcou o início da preparação dos 472 aprovados no último concurso público da instituição.

São 135 candidatos para o cargo de escrivão de polícia judiciária e 337 para investigador de polícia judiciária. Durante o evento, foram apresentadas normas, rotinas acadêmicas e reforçado o papel da Polícia Civil no fortalecimento da segurança pública estadual.

Em seu discurso, Riedel destacou a responsabilidade dos novos alunos:

“São 472 alunos de 26 mil inscritos no concurso. Grupo que carrega uma responsabilidade muito grande e tem o propósito de servir e proteger o cidadão sul-mato-grossense. Para quem veio de fora, façam daqui a sua casa.”

O governador ressaltou ainda que o ambiente de segurança é fundamental para o desenvolvimento do Estado.“Posso afirmar que uma das primeiras questões que o investidor avalia quando vai investir em um lugar são seus indicadores de segurança. Nosso papel é criar um ambiente seguro, de ordem e paz, e estes novos policiais serão protagonistas deste processo.”

Reconhecimento institucional

O delegado-geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone Lúcio, classificou o evento como uma data histórica para a instituição. Ele agradeceu ao governador pelos investimentos em tecnologia, estrutura e capacitação, e destacou que os novos alunos ingressam na “melhor Polícia Civil do Brasil”.

O delegado-geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone Lúcio, classificou o evento como uma data histórica para a instituição. Ele agradeceu ao governador pelos investimentos em tecnologia, estrutura e capacitação, e destacou que os novos alunos ingressam na “melhor Polícia Civil do Brasil”.

Também deu boas-vindas aos aprovados:Parabéns pela aprovação em um concurso tão concorrido. Vão entrar como cidadãos comuns e sair como policiais aptos e capacitados, com a missão de servir. Se dediquem ao máximo, com garra, determinação e comprometimento.”

 

Estrutura do curso

O curso de formação possui 680 horas-aula, com disciplinas teóricas e práticas, além de avaliações em cada etapa. A previsão de término é 15 de maio, com publicação da classificação final em 25 de maio. Em seguida, os aprovados começam a tomar posse.

A formação é a última fase do concurso, de caráter eliminatório e classificatório. As aulas podem ocorrer em diferentes turnos, inclusive à noite e aos finais de semana. Os candidatos recebem ajuda de custo para transporte e alimentação, e a remuneração inicial para ambos os cargos é de R$ 6.569,53, para jornada de 40 horas semanais.

Compromisso com a sociedade

O secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública, Ary Carlos Barbosa, reforçou o papel dos novos policiais:“Ingressar na Polícia Civil é assumir um compromisso que transcende o ato de ocupar um cargo público. Ela é mais que uma instituição, é um legado, sinônimo de proteção e justiça. Meu conselho é que cuidem das suas carreiras e sejam proativos.”



É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
ELA: entenda os sinais da doença que paralisa o corpo aos poucos
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   horadanoticiaredacao@hotmail.com   |   Costa Rica - MS