A Funlec Colégio Oswaldo Tognini foi a primeira escola escolhida para fazer parte do projeto piloto “Educação para o trânsito”, promovido pela Polícia Rodoviária Federal de Mato Grosso do Sul. Projeto este, que a partir dos resultados obtidos, pode ser expandido para outras cidades do Brasil. O projeto será lançado nesta sexta-feira, às 9 horas, com presença de autoridades locais e dos alunos do colégio.
O objetivo é conscientizar crianças, jovens e adultos quanto ao cumprimento das normas de trânsito, na tentativa de melhorar o trânsito na Capital. A primeira etapa do projeto foi realizada no dia 19, quando a Comissão Regional de Educação para o Trânsito visitou uma das unidades da FUNLEC, o Colégio Oswaldo Tognini e, com adesivos, transformou os corredores do colégio em ruas com faixas de pedestres, rotatória, semáforos, dentre outros.
Com o cenário montado, os membros da comissão realizaram atividades de aprendizagem, onde os alunos tomaram os papéis de motoristas e pedestres. “Nós mostramos aos alunos, por exemplo, a importância de parar na faixa de pedestres”, conta Joana D’ark, da Comissão.
Além disso, os instrutores também visitaram todas as salas, desde a Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental, conversando com os alunos sobre as normas de trânsito, tirando dúvidas e entregando materiais complementares que facilitam o aprendizado dos pequenos aprendizes.
Segundo Joana, os professores e funcionários dos colégios são peças chave no desenvolvimento do projeto, por isso antes de iniciar as atividades com os alunos, os membros da Comissão Regional de Educação para o Trânsito, conversam e passam as informações para estes profissionais. “Estes profissionais dos colégios são exemplos para as crianças”, diz.
Após o lançamento do projeto, a Comissão deve continuar realizando palestras no Colégio Oswaldo Tognini e visitando as salas de aula para reforçar a importância da educação no trânsito, com os alunos.
É preciso educar os futuros condutores desde cedo, por isso a Funlec abraçou o projeto e abriu as portas para a Comissão Regional de Educação para o Trânsito.
|