www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Educação
08/11/2009 - 10:59
Prova do Enade ocorre neste domingo após polêmicas
Correio Braziliense

Apesar das duas denúncias - uma em 20 de outubro e outra no último dia 4 - de violação de caixas com as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o Ministério da Educação (MEC) confirmou a realização da avaliação em 997 municípios do país, incluindo Brasília, neste domingo (8/11), a partir das 13h. Realizado desde 2004, o teste foi concebido com a missão de verificar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação. A expectativa do governo federal é que pelo menos 1,1 milhão de universitários brasileiros de 22 áreas de graduação respondam às questões do exame. No Distrito Federal, 35 mil estudantes devem participar.


Estudantes fazem a prova do Enade. Este ano, 35 mil universitários devem prestar o exame só no Distrito Federal
A denúncia mais recente de fraude no Enade foi feita na Paraíba pelo advogado e professor de direito da União de Ensino Superior de Campina Grande (Unesc) Bruno Cadé. Na semana passada, ele entrou em contato com a Polícia Federal para relatar a abertura de uma caixa contendo provas do Enade na unidade de distribuição dos Correios em Campina Grande. O MEC estuda acionar a Justiça contra o educador por causar instabilidade e questionar a credibilidade do sistema de avaliação.

Pela segunda vez em 15 dias, problemas no transporte de provas do Enade levam a suspeita de irregularidades Diante das possíveis irregularidades na segurança do Enade, a deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN), vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, considera o caso da Paraíba insuficiente para invalidar todo o processo de avaliação das provas, "pois apenas uma das caixas foi rompida, mas nenhum dos invólucros onde ficam as provas, de fato, foi violado, conforme noticiou a imprensa".

Já o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), ex-governador do DF e ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB), defende a descentralização da logística. "As fraudes em exames e concursos não são novidade no Brasil. A diferença nesses últimos casos, envolvendo o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o Enade está no tamanho do impacto das fraudes. Já não se trata de um fato localizado em uma ou outra região do país, mas em todo o território nacional. A solução para este problema logístico está na descentralização do processo", afirma.

    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS