Os pacientes que dependem do Posto de Saúde ou PSF (Programa de Saúde da Família) do bairro Vale do Amanhecer continuam tendo que chegar de madrugada na unidade de saúde para conseguir consulta com o médico ortopedista que atende na unidade como clinico geral. Uma jovem moradora no bairro Sonho Meu IV chegou às 03 horas da manhã para assegurar a vaga, ela pediu para não ter o nome divulgado. Às 06 horas haviam 20 pessoas na fila de espera para consultar em várias especialidades.
O Hora da Notícia conversou com diversos pacientes que aguardavam a unidade de saúde abrir. Lurdes Resende moradora no Bairro Vale do Amanhecer próximo ao posto chegou às 03 horas para consultar. As 04 horas da manhã chegaram várias pessoas, entre elas Silvia Márcia Gomes, ela tinha consulta agendada para hoje (29), mas mesmo assim ela disse que precisa chegar cedo para assegurar a vaga. Ela levou exame de RX ao médico. Patrícia Pereira Fernandes, moradora no Bairro Vale do Amanhecer, bem próximo a unidade, grávida de oito meses está fazendo o pré-natal.
Outro caso que chamou a atenção foi de um homem que veio da fazenda ontem (28), tentou consultar no período da tarde, não conseguiu e disseram a ele que só seria possível nesta terça-feira, ele teve que perder o dia de serviço e ainda arrumar outra pessoa para tirar o leite. Ele chegou às 04 horas para garantir a vaga. O Homem estava acompanhado da mulher e três crianças, uma delas iria consultar. Ele e a esposa pediram para não terem os nomes divulgados com “medo” de repressão. O Outras unidades:
O Hora da Notícia percorreu as unidades de saúde da Vila Nunes e encontrou 15 pessoas esperando para serem atendidas, já no Posto Central poucas pessoas esperavam por atendimento e na Unidade do Bairro São Francisco também havia poucos pacientes.
Enfermeira Chefe:
A enfermeira chefe da unidade Vale do Amanhecer, Janaina de Carvalho da Costa disse ao Hora da Notícia que uma média de 35 pessoas são consultadas diariamente, “todo dia está lotado”, disse.
Ela informou ainda que são reservadas três vagas para emergência na unidade, caso haja mais emergência são é encaminhado para a Fundação Hospitalar.
Com relação às pessoas que tem consultas agendas e chegam madrugada, Janaina disse que elas podem chegar as 6h30min., para aguardar o atendimento que é por ordem de chegada.
Com relação ao caso da família que veio da fazenda para consultar ela disse que a família procurou o posto por vota das 14 horas de ontem (27) e já havia esgotado as vagas, por isso eles ficaram para hoje (29). A enfermeira informou ainda que homem e a criança foram atendidos, a esposa ficou para o período da tarde. Hora da Notícia |