Palestrante enfermeira Débora Emiko Mascarenhas O dia 1º de dezembro foi estabelecido como o “Dia Mundial de Luta Contra a AIDS”, a Secretaria de Saúde do Município de Costa Rica realizou nesta terça-feira (01) um evento que reuniu mais de 200 pessoas da comunidade no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Santo Antônio onde puderam acompanhar a explanação de dois palestrantes e autoridade local. Claudinei Montani, responsável pelo setor de epidemiologia informou que no município há 46 casos confirmados de pessoas soro positivos, são: “gestantes, crianças e idosos”, disse.
Educação sexual é o melhor meio de prevenção de acordo com a enfermeira Débora Emiko Mascarenhas, palestrante da noite. Ela observou que a prevenção é o melhor meio de evitar a doença e acrescentou que o SUS (Sistema Único de Saúde) é os melhores programas para tratamento. Ela alertou ainda para que as pessoas procurem visitar o médico, realizar exames preventivos de doenças como: câncer, tabagismos e outras consideradas importantes para evitar uma carga imunológica baixa para que não fiquem expostas a doenças.
Débora destacou ainda o preconceito em relação à doença, as “pessoas ainda discriminam o portador de HIV, mas o pior é o vírus da ignorância”, disse a enfermeira.
O Secretário de Saúde Nilton Sérgio Carneiro Pereira, disse ao Hora da Notícia ser bastante alto o número de pessoas infectadas pelo vírus da AIDS, mas ressaltou que todas recebem tratamento disponibilizado pela secretaria.
Nilton demonstrou preocupação com o volume de pessoas que estão chegando à cidade em razão do crescimento do agronegócio.
Já o presidente da Câmara Municipal, Adair Tiago de Oliveira, (PMDB) participou do evento e acrescentou que nenhum segmento da sociedade pode ficar indiferente diante do problema vivido pelas pessoas contaminadas na cidade, “não podemos olhar com indiferença”. Concluiu.
Adair aproveitou para agradecer ao Coordenador do Amor–Exigente, o psicólogo Magno Macedo Brasil que esteve presente pelo trabalho desenvolvido com as pessoas dependentes de droga, “é de fundamental importância para nossa comunidade esse trabalho”.
O prefeito Jesus Queiroz Baird, (PMDB) não participou do evento, se encontrava em Brasília. O padre Coutinho esteve presente assim como secretários municipais,vereadores o vice-prefeito e empresários ligados ao comércio local que contribuíram doando prêmios que foram distribuídos aos presentes. Hora da Notícia
|