A Comissão de Trânsito da Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta quinta-feira (10) um parecer favorável ao projeto de lei que permite que os taxistas equipem seus carros com cabine blindada de segurança. A proposta é do vereador Quito Formiga (PR), que propõe que os motoristas não tenham contato direto com os clientes com o intuito de evitar “assaltos e outras ações violentas”. A adoção da cabine é facultativa. De acordo com o projeto, a cabine consistirá em um compartimento blindado transparente entre o banco do passageiro e do motorista, a exemplo de táxis como os da cidade de Nova York, nos Estados Unidos, e no Uruguai. Já no Canadá, em caso de assalto e agressão, os taxistas podem acionar um botão que ascende um luminoso laranja na traseira do carro.
De acordo com Formiga, o projeto é “uma medida modesta em relação às vidas que se perdem pela absoluta impossibilidade de reação dos motoristas, quando são vítimas de assalto ou outra violência física". O vereador ainda argumenta que “nos casos de óbito, as conseqüências são desastrosas para a família, que, além de perder um ente querido, perde também a fonte de renda e de sustento”.
O projeto será encaminhado para a Comissão de Finanças da Câmara nesta sexta-feira (11). Se for aprovada, segue para votação em plenário que deve acontecer só em 2010.
|