Foi realizada ontem (22), palestra no salão paroquial da Igreja matriz de Santo Antonio para discutir o meio ambiente. O encontro foi promovido pela Igreja com a presença do Padre Paulo, Prefeito municipal Waldeli dos Santos Rosa, Secretário de Meio Ambiente Wilson Mateus, promotora de Justiça do meio ambiente Majorie de Oliveira Zanchetta, vereadores, secretários municipais e a comunidade. O encontro foi marcado pela fala dos convidados do poder executivo que tiveram a oportunidade de apresentar as ações desenvolvidas para proteger o meio ambiente no município. Na composição da mesa de autoridade não estava presente o presidente da Comissão de Turismo, Cultura e Meio Ambiente da Câmara Municipal Waldomiro Bocalan (Biri PDT). O prefeito municipal e o secretário de meio ambiente fizeram explanação do que já foi realizado e os projetos em andamento para preservar o meio ambiente. As biólogas do Parque das Emas Simone Mamed e Maristela encerraram a solenidade com a palestra “meio ambiente e o cidadão”. Convidou os participantes a uma reflexão da miséria no Paí¬s, e observou: “enquanto pessoas andam de Mercedes (carro), polí¬ticos envergonham o cidadão com escândalos, tem gente passando fome”. Logo após as exposições dos convidados vieram a perguntas que infelizmente foram praticamente todas dirigidas ao prefeito. A promotora de justiça teve que deixar o evento logo após a sua fala para atender compromissos na promotoria. Para o padre Paulo Roberto, foi um balanço positivo para esclarecer as dúvidas da comunidade, e mais importante foi a participação dos presentes interpelando as autoridade para ter uma vida mais saudável.
O prefeito Waldeli dos Santos Rosa, disse ao Hora da Notícia que o encontro organizado pela igreja veio de encontro com as ações do governo municipal que precisa da participação popular para uma a conscientização, principalmente do jovem que precisa se aproximar da discussão.
A vereadora Evair Gomes, PSDB, classificou como importante a palestra principalmente porque foram apresentado dados científicos, os dados apresentados chamam atenção para o que tem que precisa ser feito. A palestra das biólogas foi fundamental para quem se propõem a mudar as atitudes com relação ao meio ambiente, disse a parlamentar.
Redação Hora da Notícia
|