Ao centro a secretária Dionne do Nascimento Delgado Baird Lidar com pessoas carentes é uma missão para poucos, só os que nasceram com esse dom podem viver o dia a dia dessas criaturas que necessitam e esperam ser vistas como gente, seres humanos e, principalmente, tratadas com respeito, dignidade e igualdade. São qualidades indispensáveis para quem assume a função pública de Secretária de Promoção Social no Município de Costa Rica, que agora tem a professora Dionne do Nascimento Delgado Baird no comando das ações sociais. Segundo suas colaboradas, ela é uma pessoa simples, educada e humana, sempre aberta as novas propostas de trabalho.
A Secretaria de Promoção Social sempre foi usada para angariar votos e promover políticos inescrupulosos. Essa prática parece ter acabado desde o primeiro dia de gestão da professora Dionne. A primeira providência foi simples, mas deu dignidade e conforto para as centenas de pessoas que procuram a secretaria. Dione determinou que fosse aberta uma porta para receber essas pessoas, que antes eram atendidas junto a um aglomerado de gente na secretaria de saúde. Hoje as pessoas menos favorecidas pela sorte são recebidas com um sorriso, um olhar diferente e podem conversar sem serem repelidas, ah, o olhar diferente tem ternura, gosto em atender o próximo.
Danielly Bulhões, assistente social da secretaria definiu a secretária como uma pessoa “simples, humana, aberta a novas idéias e participativa. São virtudes da mulher responsável em minimizar a pobreza de pessoas, de centenas de pessoas...”- de acordo com Danielly.
Para Dionne esse foi um ano de aprendizado que a encheu de prazer em desempenhar o trabalho na secretaria. O ano que se finda foi voltado para atendimento aos idosos. Ela adiantou ao Hora da Notícia que o ano de 2.010 será voltado para projetos que promova os jovens e evite que eles se envolva com drogas, ela concluiu advertindo para o alto índice de drogas que está destruindo famílias e jovens na cidade.
A colaboradora de todos os dias, Otilia Seber Ancelmi, fala com satisfação do trabalho desenvolvido por Dionne: “ela é uma pessoa que se preocupa com aqueles que mais necessitam, todos os dias aprendemos algo de novo com ela pela maneira simples e delicada que nos trata”. Otilia faz questão em destacar o tratamento humano e respeitoso dispensado as pessoas carentes que procuram a secretária. Hora da Notícia
|