Adair Tiago, Dione Delgado. Irene Souza e o prefeito Baird A solenidade de entrega de títulos de cidadania concedidos pela Câmara Municipal de Costa Rica para 17 pessoas foram entregues nesta terça-feira (22), foi marcada pela emoção e o merecimento estampando no rosto de algumas personalidades que ajudaram a construir a história do município de Costa Rica. A solenidade aconteceu no auditório da Secretaria de Educação do Município, foi aberta pelo coral Cor & Voz da Igreja adventista do sétimo dia. Venice Felix da Silva, 60 anos, Aleida Lemos Coelho, Maria Roberta da Silva, 77 anos, chamada carinhosamente de “Dona Maria Besteira” e Irene Souza da Costa, 84 anos, roubaram a cena e emocionaram quem acompanhava a solenidade pela forma simples e voluntária que contribuíram para o desenvolvimento.
Venice é analfabeta, nasceu na cidade de Paranaíba, veio para Costa Rica com 28 anos de idade. Mãe de seis filhos legítimos e outros 33 adotivos, ela é daquelas que as a crianças iam chegando em sua casa para ficar uns dias e acabavam sendo criadas por ela. Dona Venice como é conhecida foi durante muitos anos referencia na cidade quando se falava em dar abrigo a uma criança sem lar.
A mulher simples parecia não ter a dimensão exata do trabalho voluntário que realizou sem esperar recompensa, definiu assim o momento: “achei muito bacana, estou feliz, estou emocionada, vou colocar em um quadro esse documento”. Ela finalizou sua fala ao Hora da Notícia com lagrimas nos olhos, “vou continuar cuidando dos meus filhos”, disse a mãe.
Já a empresária e pecuarista Aleida Lemos foi firme ao conclamar a comunidade para reivindicar os investimentos e não permitir que vá para o município vizinho de Chapadão do Sul. “Costa Rica tem que ser mais barrista, o prefeito de Chapadão do Sul levou tudo para ele”. A ex-primeira dama e Secretária de Promoção Social de uma época em que trabalhava sem remuneração e muito menos dinheiro no orçamento da secretaria questionou a administração anterior que segundo ela deixou os investimentos se instalarem no município de Chapadão. Dona Aleida sempre lutou por melhorias para o município.
Irene, natural de Alto Araguaia, mãe de 15 filhos, 40 netos, 41 bisnetos e dois treta netos. Reside a 83 anos em Costa Rica, sempre no mesmo local. Irene viveu as mais variadas circunstâncias de dificuldades inerentes a que morava no interior em uma época que o cavalo e carro de boi eram o meio de locomoção. Ela disse ao Hora da Noticia que aguardava ansiosa para receber o que ela chamou de “prêmio”, na verdade um reconhecimento justo. “Eu convidei todos os meus filhos para estarem presentes aqui, estou muito feliz”, disse.
Dona Maria Besteira é uma figura folclórica, conhecida na cidade, há 48 anos ela realiza a festa de São João Batista e organiza o “Pau de Sebo” com prêmios, reza o terço e recebe os amigos com muita comida típica. Conhecida pelas “besteiras” e os mais variados palavrões que diz ao conversar com os amigos.
O prefeito Jesus Queiroz Baird, 52 anos foi um dos homenageados, natural do município de Figueirão ele fez questão homenagear as mulheres que considera exemplo de luta e dedicação, “essas mulheres homenageadas aqui fizeram com amor, amor ao próximo, essas mulheres são orgulho para Costa Rica”, disse Baird.
Advogado, e pai de três filhos, Baird é casado com a professora Dionne do Nascimento Delgado. Exerceu a função de escrivão de polícia por dois anos no município e atuou como Juiz Leigo Especial de Pequenas Causas por três anos. Já está a mais de 25 anos residindo na cidade da qual é o administrador.
Ele destacou o entusiasmo do público presente ao evento e destacou o caloroso aplauso que receberam Venice e Dona Irene, Baird concluiu expressando o que pensa sobre a homenagem, “merece não só aquele que faz, merece aquele que faz mais do que seu dever” se referindo ao trabalho voluntário das duas homenageadas.
Se referindo ao título que ele recebeu disse que quer todos os dias ser merecedor da honraria: "quero sempre poder exercer a bondade”.
O auditório com capacidade para 100 pessoas estava lotado. Estiveram presentes a solenidade, o prefeito de Chapadão do Sul Jocelito Krug e o deputado estadual Diogo Tita, ambos do PMDB.
O representante do Ministério Público, Izonildo Gonçalves de Assunção Junior não compareceu a solenidade para receber o titulo. O presidente da Câmara, vereador Adair Tiago de Oliveira, (PMDB) informou que ele está em viagem de férias e recebera em outra oportunidade. Os homenageados: Ubiratan Maia Vasconcelos – Médico Roberto Rivelli – Ex-vice-prefeito (Paraíso) Antonio Pedão Soler Jesus Queiroz Baird - Atual Prefeito Dione Nascimento Delgado Baird – Atual Secretária Promoção Social João Santos Coelho de Oliveira Antonio Aparecido Rainho – Ex-Secretario de Saúde Aleida Lemos Coelho – Ex- Secretaria Promoção Social e Primeira Dama Doralice de Melo Gomes Edson Martins Moraes (Kiabo) Ex-vice-prefeito Venice Felix da Silva – Mãe adotiva José Carlos Venturini – Zé Carlos da Farmácia Maria Auxiliadora Subtil de Oliveira Izonildo Gonçalves de Assunção Junior – Promotor de Justiça Irene Souza da Costa Maria Roberta da Silva Celso Martins da Cunha - Atual Subprefeito de Paraíso das Águas Hora da Notícia
|