A busca por trabalho tem sido o maior desafio dos jovens de Costa Rica que cursam a universidade e retornam a cidade. Os administradores não trabalharam no sentido de buscar empresas para se instalar na cidade e também não se preocupou em oferecer cursos de qualificação, isso gerou um grande número de pessoas desempregadas.
Muitas pessoas vão em busca de emprego no poder público municipal, como é o caso de dona Maria do Socorro Lima Justino, 60 anos, moradora no bairro Vale do Amanhecer em Costa Rica. Ela procurou o prefeito Waldeli dos Santos Rosa (PMDB), em busca de conseguir trabalho para o filho formado em Ciências com Habilitação em Matemática. Dona Maria foi ao gabinete do prefeito no final do mês de março, levou o currículo do filho Juarez de Lima Justino formado pela FESURU - Universidade de Rio Verde no Estado de Goiás. Argumentou com o prefeito que havia conversado com professores de uma determinada escola que haviam lhe informado que estava com falta de professor.
O prefeito disse à mãe que mandasse o filho Juarez retornar para Costa Rica que ele arrumaria uma “colocação” para ele no município. Como estavam sem dinheiro para a passagem a volta do filho atrasou uns dias.
Na terça-feira (07), a mãe procurou o prefeito acompanhado do filho. Áspero, Waldeli disse a dona Maria de 60 anos que ela havia se enganado: “a senhora se enganou” não prometi nada. O prefeito então disse a ela que procurasse a secretária de educação Manuelina Martins, “às vezes ela tem uma vaga lá, ou então vai procurar o Bruno da Escola Santos Dumont”, disse o prefeito à mãe.
Juarez foi até a secretária nesta quarta-feira (09), conversou com Manuelina que informou a ele não dispor de vaga no momento, disse que o quadro de professores está completo. Sonia Maria de Lima Justino irmã de Juarez não se conforma com a atitude do prefeito, “ele foi muito baixo, somos filhos de Costa Rica”. Já dona Maria disse estar muito revoltada e magoada com a atitude do prefeito, “ele não cumpriu o que falou”, ela acrescenta que gostaria de ter o filho morando e trabalhando em Costa Rica. Hora da Notícia. |