O plantão dos educadores nos CEI (Centro de Educação Infantil) ou Creches, como são mais conhecidas pela população, foi motivo de alegria para os pais é as crianças, conforme disseram ao Hora da Notícia nesta quarta-feira (20). Na Creche Ambrosina Paes Coelho, localizada no centro de Costa Rica encontramos as crianças de mochila nas costa e sorridentes. A administração passada, apesar de alardear que gostava de crianças, mas fechava as Creches durante o período de férias obrigando os pais a abandonar o trabalho ou se sacrificarem e contratar alguém para cuidar em casa.
Esse período faz parte do passado. O administrador deixou o poder e assumiu o prefeito Jesus Queiro Baird (PMDB), que determinou a abertura das Creches durante o período de férias.
O Hora da Notícia acompanhou os pais na saída da escola onde 30 das 140 crianças matriculadas regularmente permaneceram para que os pais pudessem trabalhar sem a preocupação de ter que contratar pessoas para cuidar dos filho, com idade entre três meses e três anos.
Para a Diretora da Creche Ambrosina, professora Fátima Conceição da Silva, as expectativas foram superadas, as mães que não tinham onde deixar as crianças para trabalhar foi ótimo. As mães ficam despreocupadas, sabem que elas estão bem. “Realizamos trabalhos de recreação durante as férias, atendemos aquelas mães que não tem com quem deixar seus filhos”, disse Fátima.
A diretora ressalta, no entanto que as crianças precisam de férias, mas há casos, segundo ela, que os pais trabalham e a escola é o melhor local para as crianças ficarem.
Itamar Paulino Loureiro, pai de duas crianças que permaneceram na Creche durante as férias disse estar alegre com a decisão da administração municipal em manter as escolas de plantão. “Foi uma atitude muito, mas muito boa mesmo. Eu e minha mulher trabalhamos e não tivemos férias, não temos com quem deixar as crianças e aqui elas ficam bem, saem limpas, alimentadas, chegam em casa e vão assistir desenho e quando é oito horas estão dormindo.” - disse o pai. Itamar afirmou que as crianças têm prazer em freqüentar a escola: “pela manhã eles acordam procurando a mochila para irem a escola, elas são bem cuidadas”.
Já Flavia Emidi, 26 anos, mãe de quatro filhos diz que as dificuldades são muitas. Ela leva uma criança para o trabalho e se a Creche fechasse no período de férias seria muito difícil para ela trabalhar. “Não sei como iria fazer, tenho que levar uma criança para o serviço, mas o pequena de 2 anos não tem como eu levar, foi ótimo a Creche ficar aberta”, disse a mãe. Flavia fez um apelo: “espero que continue, agente que trabalha pros outro não tem férias”, concluiu.
Durante esse período que permaneceram abertas as Creches tiveram a colaboração de 11 funcionários. Uma parceria firmada entre a Secretaria de Educação do Município e (UFMS) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul permitiu que 6 estagiárias do curso de pedagogia pudessem ter o convívio com as crianças. Hora da Notícia
|