O Município de Costa Rica realizou na manhã desta sexta-feira (29), a 4ª conferencia Municipal das Cidades no auditório da Secretaria de Educação do Município. A conferência vai discutiu o tema: “cidade para todos e todas com gestão democrática, participativa e desafios na implementação na política de desenvolvimento urbano”. O economista e gestor ambiental, Alex Walber abriu a conferência e lamentou que na platéia não havia a presença de nenhum dos nove vereadores, apena o presidente Adair Tiago, (PMDB) participou da solenidade de abertura.
A conferência foi aberta por volta das 9 horas com a presença do prefeito Jesus Queiroz Baird, (PMDB) que fez uma explanação das vantagens da conferência e ressaltou a importância da participação popular para contribuir com o gestor público e destacou: “esse tema é muito da nossa conta”.
Baird disse ainda que os cidadão dos bairros precisam participar e expressar suas necessidades. Ele destacou que a cidade carece de saneamento básico, “hoje a cidade necessita construir 70% rede de esgoto”.
O palestrante abordou as políticas públicas e a participação da comunidade no dia a dia acompanhado as ações dos gestores e observou que as obras precisam ser construídas com planejamento. “Se as coisas são construídas sem planejamento você faz duas vezes”.
O presidente da 16ª Subseção da Ordem dos Advogados de Costa Rica, Antonio Rodrigues da Silva participou da abertura da conferência e permaneceu no auditório participando das decisões.
O secretario de Agricultura e Desenvolvimento estava mediando as discussões.
Currículo do palestrante:
Alex é Economista, Gestor Ambiental, Membro do Conselho Estadual das Cidades de Mato grosso do Sul, Responsável pela Agenda 21 de Campo Grande e Criador da Secretaria do Meio Ambiente de Campo Grande.
Hora da Notícia
|