Dr.Eugênio Barros e sectretario de Saúde Jovenaldo dos Santos A palestra ministrada pelos médicos da Secretaria de Saúde do Estado, Eugênio Barros, Diretor de Vigilância em Saúde e Aldecir Dutra, Coordenador Estadual de Controle de Vetores, nesta quarta-feira (17), contribuiu para ajudar os médicos que atendem a população do Município de Costa Rica a fechar um diagnostico mais preciso dos pacientes com suspeita de dengue, conforme disse a médica Cristiane da Silvera, “a palestra esclareceu mais sobre a doença uma vez que é de difícil diagnostico, trocamos experiências”. O secretário de Saúde do Município, Jovenaldo Francisco dos Santos acompanhou o trabalho e ressaltou a importância dessa troca de experiências, “é importante estar fazendo esse treinamento, só assim teremos uma saúde de melhor qualidade”
De acordo com a médica Marcela Gomes Campanini a palestra foi muito importante no sentido dos médicos darem mais atenção aos pacientes com sintomas de dengue e fazer uma triagem mais aprofundada, “essa doença mata”, concluiu.
Para o médico Eugênio Barros o dia foi bastante proveitoso, trocamos idéias, foram discutidos varias casos, “a importância do médico fechar um diagnostico uma vez que essa doença mata”. Ele alertou para a gravidade da doença, “mesmo sem sangramento ela mata”. O médico ressaltou que Costa Rica tem um grupo de profissionais preparados. Ele finalizou sua participação cumprimentando o prefeito Jesus Queiroz Baird, (PMDB) pela preocupação com a saúde da população, “só assim iremos combater a dengue”, concluiu Eugênio.
Já o coordenador de Controle de Vetores, Aldecir Dutra disse ao Hora da Notícia que a saúde precisa trabalhar a integração dos profissionais. A população é mais importante, não pode ser ausente e deve estar sempre cobrando dos profissionais da saúde informações, assim como dos vereadores. É necessário que as autoridades estejam sempre em sintonia com os meios de comunicação para estar falando sobre a doença, o cuidado para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. “É preciso deixar as pessoas informadas, dengue mata”.
Os agentes de saúde foram orientados pela enfermeira Vanessa Aquino, Gerente das Doenças Endêmicas para trabalharem em sintonia com os enfermeiros e conversar com a população para que não faça alto medicação, procure o médico caso tenha sintomas da doença, “só assim terá seu diagnostico mais cedo e consequentemente a cura”, disse.
O Secretario de Saúde foi gentil e inteligente, fez o marketing positivo da administração municipal entregando aos palestrantes presentes, (mimos) peças de artesanatos produzidas no município. Hora da Notícia
|