|
|
Eventos |
25/03/2010 - 12:01 |
PM forma e aperfeiçoa sargentos |
|
|
Assessoria PM |
|
A manhã foi de festa no Comando Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. O Palácio Tiradentes recebeu autoridades civis e militares e outros convidados para a formatura dos participantes do Curso de Formação de Sargentos (CFS) e do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS). A solenidade contou com a presença do governador do Estado, André Puccinelli que ainda entregou 11 viaturas para a Polícia Rodoviária Estadual (PRE).
Direito do PM, a progressão funcional existe para preencher vagas ao grau hierárquico superior e as necessidades dos quadros da instituição. Baseia-se nos critérios de tempo de serviço e merecimento, mas exige qualificação técnica para exercício das funções. O CAS e o CFS vêm para dar essas condições de progressão funcional.
Nesta quinta-feira, as turmas Lauro Sérgio Davi do CAS e 3º Sargento Marcelo Falcão Garilli do CFS deram mais um passo em suas carreiras na Polícia Militar. “Foi difícil chegar até aqui. Se não fosse pelo esforço das autoridades em promoverem o curso, isso não teria acontecido. Agradecemos ao governador e ao coronel David, ao comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças tenente-coronel Godoy e aos nossos instrutores. O sargento tem uma missão muito importante na PM. É ele quem comanda o grupo, faz a guarda do quartel, participa na formação de outros policiais e auxilia na parte administrativa, atua no serviço da comunidade. Estamos muito orgulhosos e só temos a agradecer”, disse o orador da turma do CFS, 2º sargento Antonio Ramos de Oliveira Neto.
O orador da turma do CAS, 2º sargento Luciano Duran Leite completou. “Existem super-heróis e, sem modéstia, muitos estão perfilados aqui. Para ser herói não é preciso ser invencível, invulnerável. Pelo contrário, somos heróis porque um guerreiro é vulnerável e escolhemos ser policiais militares, arriscando nossas vidas. Estamos nesse serviço há mais de 20 anos. Somos pioneiros e antes não éramos valorizados. Agora encaramos uma nova realidade de valorização profissional que começou nesse governo e se concretizou sob o comando do coronel David”, disse.
Patrono da turma do CFS, o presidente da Assembleia Legislativa deputado estadual Jerson Domingos concordou com o sargento Duran. “Vocês são herois sim. Têm amor e respeito pela farda e tem que haver reconhecimento ao trabalho de vocês em prol da segurança pública. Houve aumento no efetivo, um investimento em equipamentos, armamentos e viaturas elogiável, mas o principal para sucesso no trabalho é a garra, a valentia, a coragem do policial. É com orgulho, honra e satisfação que estou aqui hoje. Parabéns e sucesso na continuidade da carreira”.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Carlos Alberto David do Santos, ressaltou a importância da qualificação profissional para melhoria do serviço prestado pela PMMS. “A formatura de hoje é muito importante porque estamos inaugurando o resgate da política de educação continuada. Sabemos da dificuldade de se programar cursos nesse momento em que os recursos são escassos, mas com criatividade e boa vontade vencemos essa meta com o emprenho das pessoas que fizeram o que tinha que ser feito. Agradeço ao governador e ao secretário Wantuir Jacini pela possibilidade de realizar esses cursos e reparar esta demanda educativa reprimida”.
Paraninfo da turma do CFS, o coronel ainda se disse orgulhoso pelo convite e por estar participando da solenidade também como comandante-geral. “Sinto-me muito à vontade para reconhecer publicamente a importância dos sargentos para a PMMS. Poder contar com uma classe de colaboradores que integram uma real carreira de Estado, pautada pelo mérito profissional e pela preocupação com a evolução constante. Conclamo-os para que continuem a ter a honra, mas também a responsabilidade de integrar uma categoria que pode ser orgulhar de uma inabalável tradição de bons serviços prestados à nossa sociedade e à nação brasileira”.
O governador do Estado encerrou a solenidade felicitando os formandos. “Parabéns aos que hoje se formam e progridem. Essa progressão ainda não é automática, mas queremos transformá-la para que o colaborador saiba que o Estado quer respeitá-lo. Nós vamos verificar as distorções para que dentro da lei, dos critérios de probidade administrativa possamos corrigí-las. Nós queremos o compromisso recíproco. Respeitar para sermos respeitados. Estou orgulhoso, mas mais do que eu, o Estado de Mato Grosso do Sul está orgulhoso e queremos continuar a ter esse sentimento por vocês servidores”.
Participaram da solenidade além do governador do Estado, do presidente da Assembleia Legislativa e do comandante-geral da PMMS, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública Wantuir Jacini, o comandante do Comando Militar do Oeste general do Exército Renato Ferrarezi, o comandante da Base Aérea coronel Reynaldo Alfarone, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar coronel Ociel Ortiz e o diretor-geral de Polícia Civil Jorge Razanauskas, entre outras autoridades.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|