Coordenador Municipal de Endemias, Geandro dos Santos A dengue mesmo depois dos alertas e da grande incidência de casos na cidade de Costa Rica moradores ainda tratam o cuidado com os imóveis com descaso dando oportunidades de o mosquito Aedes Aegpty se multiplicar. O Coordenador Municipal de Endemias, Geandro dos Santos informou ao Hora da NotÍcia que já foram notificados 125 casos e outros 35 confirmados através de exames laboratoriais, ele já fala em epidemia da doença na cidade, “estamos vivendo uma epidemia”. Ele informou que a equipe de agentes trabalha em uma verdadeira operação de guerra em todas as regiões da cidade onde houve casos notificados e pessoas contaminadas pelo mosquito Aedes Aegpty na tentativa de eliminar locais onde há criadouros da larva do mosquito.
No bairro São Francisco foram encontradas muitas larvas do mosquito em locais destinados que armazenava água para os cachorros beberem, em outro local destinado á criação de galinhas as vasilhas de plástico que armazenavam água estavam lotadas assim como caixas, pneus e garrafas pet de larvas que se multiplicaram. “A multiplicação do transmissor da dengue está nas mãos dos moradores que não cuidam de seus quintais”, disse o coordenador.
Geandro destaca que a população está brincando com a doença, parece não acreditarem que a doença mata, “eles não cuidam dos seus imóveis”. Ele citou como exemplo o bairro São Francisco onde havia um jovem contaminado com a doença, mas mesmo assim os moradores não se despertaram para realizar a limpeza e eliminar os focos onde havia proliferação da larva, “a população não está atenta”, disse.
Os agentes da coordenadoria visitam as residências bimestralmente, nos demais dias é o morador quem deve cuidar do seu quintal. Segundo Geandro após a palestra com os profissionais de Secretaria de Saúde do Estado ajudou muito, “capacitou os profissionais, eles ficaram mais atentos, essa doença mata”.
Ele relatou ao Hora da Notícia que encaminhou um caso reincidente de um proprietário esclarecida do centro da cidade que insistia em manter o seu imóvel sujo para ser registrado Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia de polícia. Ele disse ainda que há quatro casos no poder judiciário para o representante do Ministério Público tomar as providencias de acordo com a lei. O coordenador teve o cuidado de elaborar e encaminhar um “manual” (caderno com anotações) de atividades para a Secretária de Educação do Município, Marilete Bertuol Gazzoni e ainda encaminhou um exemplar para todos os Diretores de Escola pública e particulares para que os alunos possam se orientar na prevenção contra o mosquito Aedes Aegpty.
Segundo ele o Diretor da Escola Municipal Vale do Amanhecer, Luiz Carlos dos Santos realizou um arrastão juntamente com os alguns no bairro, “essa atitude é louvável”, afirmou.
O trabalho de borrifarão com “Fumacê” vai agregar 276 quarteirões da cidade na região central, as mais afetadas, esse trabalho deve durar mais de uma semana. Concluído essa etapa será usada a bomba “Costal”, “faremos o bloqueio de nove quarteirões nos locais onde for encontrada a larva do mosquito”. Ele alerta os moradores para abrirem as portas e janelas durante a passagem do fumacê para eliminar os mosquitos que se escondem dentro das residências. Hora da Notícia
|