| 
						 Os usuários estão encontrando dificuldades para serem atendidos nos PSF (Programa de Saúde da Família) ou “posto de saúde” como são mais conhecido pela população de Costa Rica e na Fundação Hospitalar. As reclamações se avolumam, a deficiência no atendimento são as reclamações mais freqüente. Lenir Batista de Souza, moradora a Rua Ana Martins de Araújo sofreu acidente de moto no dia 18 de janeiro, foi encaminhada para o médico ortopedista que fez os procedimento, ela ficou com o pé imobilizado cerca de 40 dias, foi liberada pelo médico para fazer fisioterapia, o local da lesão está inchado e ela sente muita dor. 
  Na última segunda-feira (17), procurou o Posto de Saúde do bairro Sonho Meu III, recebeu encaminhamento para ser atendida no Posto do bairro Vale do Amanhecer, a enfermeira do Sonho Meu III ligou na unidade e informarão a ela que só haveria vaga para o dia 25 de março, mas a paciente teria que ir ao PSF para marcar a consulta. 
  Lenir procurou a Fundação Hospitalar por estar com muita dor e sem poder caminhar, não foi atendida, no dia seguinte procurou novamente e propôs pagar pela consulta, mas disseram que o médico não podia atender, “o médico estava na Fundação”, disse. 
  Ela ligou nesta segunda-feira para o Secretário de Saúde, Lucas Lazaro Gerolomo para conseguir uma consulta, a recepcionista passou para três pessoas e disse que ele não se encontrava na secretaria. O Hora da Notícia ligou para o secretário Lucas, ele disse que não poderia atender estava em uma reunião, ficou de retornar a ligação. 
  O Hora da Notícia procurou o Posto de Saúde do Bairro vale do Amanhecer e foi informado que as consultas estão sendo agendadas para o dia 28 de março. O médico ortopedista só atende três pessoas de outras áreas. A recepcionista ligou para o Secretário Lucas que informou não ter sido procurado pela paciente. 
  A Diretora da Fundação Suzanete Said foi procurada, mandou dizer através da recepcionista que estava reunida com a médica e não podia atender o Hora da Notícia. 
  O descaso das autoridades para com a paciente e a imprensa demonstra de que forma os gestores público municipais tratam a saúde em Costa Rica. 
  Hora da Notícia 					 |