www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
20/08/2010 - 08:01
Cobrado há 9 meses, governo ainda se recusa a dar detalhes sobre dinheiro público de MS aplicado em
Foto: Divulgação
Deputados não obtêm respostas de Puccinelli
Deputados não obtêm respostas de Puccinelli

O deputado estadual Paulo Duarte (PT) tenta há nove meses fazer o governo do Estado revelar detalhes sobre as aplicações financeiras em bancos. A única manifestação do governo após várias cobranças do deputado foi o envio de um documento no qual informou ter reservas no valor de R$ 1,2 bilhão, mas o Poder Executivo omite detalhes. Hoje, o parlamentar mencionou que pode até ir à Justiça para que o governo se esclareça.

“Vou pedir que à Mesa Diretora que abra um processo por crime de responsabilidade, segundo o que prevê o artigo 54 da Constituição Estadual. Estamos fazendo o nosso papel de fiscalizar as ações do governo e a Assembleia precisa fazer valer esse papel”, afirma Duarte. “Gostaria que o governo explicasse onde guarda o dinheiro e qual o rendimento dele”, completa.

O primeiro requerimento apresentado pelo deputado pedindo informações sobre o assunto data de 4 de novembro de 2009, ou seja, dura nove meses a tentativa de obter detalhamento sobre a aplicação do dinheiro público. O último requerimento foi apresentado em julho passado e o prazo para a resposta que é de 30 dias expirou há quatro dias.

O deputado tomou a iniciativa de questionar o governo após declaração do então secretário de Obras Públicas e hoje candidato a deputado federal, Edson Giroto (PR), segundo a qual o governo teria em caixa nada menos que R$ 2,4 bilhões rendendo juros. Quando soube da manifestação do secretário, o governador André Puccinelli (PMDB) negou tal reserva.

Puccinelli disse que Giroto estava com a “cabeça no mundo da lua”. Porém, nunca ofereceu uma explicação detalhada sobre as reservas financeiras, apesar de jamais ter negado a existência delas.

“Paira grande dúvida sobre as aplicações do governo. Vamos solicitar que esta Casa de Leis se faça respeitar. O governo tem que responder ao requerimento”, disse.

Duarte pretende que a Mesa Diretora tome a iniciativa de exigir que o governo encaminhe a resposta, inclusive, recorrendo à via judicial. Por lei, o governador é obrigado a responder requerimentos da Assembleia.

Porém, ele estudará junto com sua assessoria se ele mesmo não pode acionar a Justiça individualmente. O requerimento de autoria de Duarte foi aprovado em plenário por unanimidade.

Outro lado

Líder do governo na Assembleia, o deputado Youssif Domingos (PMDB) explicou que o governo deverá sim encaminhar resposta ao requerimento do petista, não sendo, portanto, necessário qualquer atitude mais radical.

Youssif nega que o governo tenha interesse em esconder informações da Assembleia. O governista disse ainda que Duarte já poderia ter obtido a resposta caso participasse das audiências de prestação de contas realizadas na própria Assembleia. Ele explica que o governo sempre envia técnicos munidos de dados para esclarecer dúvidas dos parlamentares e demais participantes da audiência.

 

    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS