Prédio onde funciona o Centro Espírita e a Casa da Sopa Um grande evento em comemoração aos 40 anos do Centro Espírita Amor e Caridade está acontecendo neste sábado e domingo, com apresentação de seminário as 14:30 horas e as 19 horas apresentação do coral Vozes da Fraternidade, vindo da cidade de Três Lagoas, em seguida Palestra com Gerson Queiroz da Silva da Federação Espírita de Mato Grosso do Sul. Cerca de 100 pessoas das cidades de Cassilândia, Chapadão do Sul, Paranaíba e Três Lagoas vão estar presentes nesses dois dias de evento.
O Centro foi fundado no dia 03 de setembro de 1970. Esse período foi de muito trabalho e dedicação de acordo o vice-presidente da instituição, João Marcos de Toledo. “Não foram poucas as dificuldades, nos anos 70 chegou se ao ponto do Centro ser fechado pela polícia, na época a perseguição e o preconceito prevaleciam”, disse.
O Centro matem a Casa da Sopa que realiza um trabalho social dedicado as famílias carentes da cidade. Na casa e mantido um trabalho de produzir enxoval para gestantes, bazar da pechincha, aos sábado é servido sopa para cerca de 50 pessoas entre crianças e adultos. João destacou que todo esse trabalho e realizado por 20 pessoas voluntárias. No local ainda funciona uma biblioteca com um acervo de cerca de 300 títulos que está a disposição dos freqüentadores.
A casa foi a primeira instituição de caridade de Costa Rica, se matem com doações da comunidade é do comercio local. De acordo com vice-presidente a instituição não recebe ajuda do município, mesmo tendo sido declarada de utilidade pública municipal.
O Centro e a Casa da Sopa funcionam no mesmo espaço localizado na rua Tércio Teixeira Machado nº 118, onde foram edificados dois salões; sendo um para Centro e outro para a Casa da Sopa com 150 metros de área construída. A instituição é presidida por Adalberto Luiz Piva, mas tem com presidente de honra a senhora Sebastiana Rodrigues Pereira, filha do fundador da obra Juvenildo Pereira da Cunha. Hora da Notícia
|