O Projeto Rica Trama ( tecelagem de Costa Rica - MS) localizada no Jardim Afonso, é uma incógnita, parece estar encalhado e já fazem 3 anos que está para entrar em funcionamento com aquisição de máquinas e treinamento para as mulheres, além da constituição da Cooperativa ou Associação, que até agora o responsável pela implantação do projeto Agoncilio Correia Barbosa, da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento, ainda não sabe ao certo. As máquinas adquiridas pela prefeitura são usadas por orientação do consultor do SEBRAE, Álber Ferreira, que segundo Agoncilo não tem mais contrato com o SEBRAE, e aguarda para assinar um novo compromisso.
Agoncilio informou que foram adquiridas pela prefeitura as seguintes máquinas: Urdideira, Meadeira, Centrífuga e uma caldeira, todas usadas, as maquinas vão passar por uma revisão e serão entregues funcionando, mas está dependendo da liberação do consultor para montar o maquinário.
O responsável pela implantação do projeto disse ainda que as máquinas foram adquiridas usadas pelo baixo custo e exemplificou que um aparelho que custa 600 mil novo é adquirido por 50 mil usado, ele disse ainda que está aguardando o sinal do consultor para aquisição de mais uma etapa de equipamentos, segundo Agoncilio, a prefeitura não conseguiu viabilizar recursos para o projeto, mais tem parceria com o SEBRAE, e paga treinamento e consultoria.
Previsão de funcionamento
Agonclio afirmou ainda que quando montar parte dos equipamentos alguns setores podem começaar a funcionar, as tecelãs precisam arrumar mais material com qualidade para ter o produto ideal, isso depende de diversos treinamentos que as mulheres terão que participar no SEBRAE.
Barbosa informou que depende de uma série de fatores como a consultoria assinar convenio com o SEBRAE para começar a operar, á previsão para funcionamento da tecelagem não tem disse Agoncilio.
Motivação para continuar
A aquisição de equipamentos, treinamento para desenvolvimento inter pessoal todos os meses, é o que motiva as trabalhadoras a continuarem. Esse projeto Rica Trama (tecelagem de Costa Rica - MS) está ligado á Secretaria de Promoção Social, comandada pela secretária Áurea Maria Frezarin Rosa, madrinha do empreendimento, que as mães de família aguardam há 3 anos começar a render lucros e dignidade sem que elas precisem mendigar para o poder público.
Fernando França |