O Aeroporto Municipal, José Antônio de Moraes, em Costa Rica está interditado há dois anos e meio por falta de segurança para operação das aeronaves no local. A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) informou ao Hora da Notícia que o administrador do Aeroporto, a Prefeitura Municipal precisa fazer as correções no local e apresentar o plano de ações corretivas para que os técnicos da ANAC possam realizar a vistoria e liberar a pista para operação. O Município foi notificado no dia 17 de julho de 2008 das irregularidades para que providenciasse as correções. O relatório com as falhas foi elaborado pelos técnicos da ANAC no dia 07 agosto de 2008.
As principais falhas encontradas, que já foram corrigidas pela Prefeitura são:
* falta de segurança;
* acesso de pessoas a área restrita de segurança sem controle;
* Biruta em mal estado de conservação.
* cerca de proteção rompida.
Na época foi concedido prazo de 70 dias para a prefeitura apresentar o plano de ação corretiva e sanar as irregularidades.
O plano chegou a ser apresentado, mais foi reprovado pelos técnicos da agência no dia 17 de fevereiro de 2009. O Aeroporto foi interditado ficando impedindo de operar pousos e decolagens de aeronaves. A agência solicitou um novo plano corretivo para a Prefeitura.
A ANAC informou que a pista será liberada para operações assim que os técnicos realizarem a vistoria e as exigências cumpridas.
Operando:
Mesmo interditada para pousos e decolagens a pista vem sendo utilizada, inclusive por autoridades do Estado, o que coloca em risco a vida de passageiros, tripulantes e do público que aguarda no Aeroporto.
As correções estão prontas:
O Secretário Municipal de Governo da Prefeitura de Costa Rica, Benoni Martins Carrrijo informou ao Hora da Notícia que as correções no Aeroporto estão prontas, “o plano de correções já foi encaminhado para a ANAC”. De acordo com Benoni a prefeitura aguarda agora a vistoria dos técnicos para liberação da pista do Aeroporto. Hora da Notícia
|