A Delegacia Especializada em Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros (Garras) se encontra em uma nova sede localizada na rua Barão de Ubá, 84, bairro Flamboyant, na Capital. O grupo de Operações Especiais da Polícia Civil, que há mais de dez anos estava localizada em um prédio ao lado do Shopping Campo Grande, ganhou um espaço maior e já está pronto para atender a população.
“Já estamos preparados para atender qualquer ocorrência”, explica delegado-titular do Garras, Ivan Barreira. Mesmo em funcionamento, a nova sede da Delegacia ainda está em fase de reestruturação. Segundo o delegado Ivan, para que a sede esteja totalmente pronta, faltam apenas detalhes como cerca–elétrica e pintura da fachada.
A nova sede do Garras, localizada na saída para Três Lagoas, possui dez salas, banheiros, cozinha, dormitórios e um estacionamento nos fundos onde ficam os veículos e o carro blindado recebido em junho. As salas estão distribuídas em cartório central, sala tática e setor de investigação, entre outros. “Esperamos que daqui há dez dias a sede esteja totalmente reestruturada”, informa o delegado.
Trabalho
O Garras é um grupo de Operações Especiais da Polícia Civil do Estado que atua no combate a roubos a bancos e antissequestros, solucionando também crimes de furto de gados (abigeato), furtos em caixa-eletrônico e extorsão mediante sequestro.
Só este ano, os policiais do Garras esclareceram vários crimes de abigeato, onde foi localizada a quadrilha responsável por pelo menos 12 furtos em fazendas localizadas em Mato Grosso do Sul. Além disso, o grupo de operações especiais prendeu os sequestradores de uma adolescente de 16 anos que foi mantida em cativeiro, em uma chácara há cerca de 40 quilômetros da Capital.
A Delegacia de Operações Especializadas é formada por três equipes que trabalham em conjunto para solucionar os casos que envolvam seqüestro, roubo a banco entre outros. A equipes estão distribuídas em plantão, expediente e investigação. O Garras dá suporte às Delegacias de Polícia Civil da capital e do interior do Estado.
Investimento
Proporcionando a segurança dos policiais e melhorando o campo de atuação, o grupo de Operações Especiais recebeu em junho deste ano o carro blindado, popular “caveirão”, que está à disposição para operações de transportes de equipamentos operacionais em áreas de alto risco onde há o uso de armas de grosso calibre.
Segundo o delegado Ivan Barreiro, o carro que está pronto para funcionar. “Esse carro será usado em situações específicas, como confronto da polícia com quadrilhas que assaltam bancos e que normalmente utilizam armamentos de calibre maior”, explica o delegado titular do Garras, Ivan Barreira. Thierre Mônaco
|