Os 24 deputados estaduais eleitos e reeleitos tomam posse no dia 1º de fevereiro e os trabalhos começam no mesmo dia com a eleição da Mesa Diretora que irá comandar a Casa pelos próximos dois anos.
Atual presidente, Jerson Domingos (PMDB) deve permanecer no cargo. “Não há objeção ao nome dele no PMDB e nem por parte dos outros partidos”, diz o deputado Junior Mochi (PMDB), que vai assumir a liderança do Governo na Casa.
A maior disputa é pela Primeira-Secretaria da Assembleia, que atrai interesse de PR, PSDB e PT.
No PR, os três deputados estão interessados: Londres Machado, Paulo Corrêa e Antonio Carlos Arroyo. Já o candidato do PSDB é Onevan de Matos.
E no PT, o nome ventilado até o momento é o do deputado Paulo Duarte, que é economista e agente tributário. Mas o partido ainda não discutiu o assunto.
“Tem que definir internamente. O PT deve pelo menos pleitear esse cargo porque é a segunda bancada, mas não discutimos ainda, nem quem poderia ocupar o cargo”, afirma Duarte.
Para ele, o fato de o PT fazer parte da oposição ao governo André Puccinelli não é um impedimento para o partido conquistar a primeira secretaria, responsável, entre outras coisas, por administrar as finanças da Assembleia.
“Os cargos na Mesa são para administrar a Casa. Não tem nada a ver com oposição ou situação”, diz. Hoje, o PT tem a vice-presidência.
Os deputados acreditam que conseguirão fechar uma chapa de consenso antes do dia 1º. A eleição é por voto nominal e aberto. Campograndenews |