Autoridades em visita a nova delegacia O Secretário de Estado de Segurança Pública, Wantuir Jacini Brasil visitou Costa Rica nesta quinta-feira (10) e pode presenciar a situação calamitosa em que estão submetidos os presos nas duas celas anexas a delegacia de polícia. Estava previsto uma reunião do secretario com o prefeito Jesus Queiroz Baird, (PMDB), o Juiz da comarca, Luiz Alberto de Mora Filho e o representantes do Ministério Público, Bolívar Luiz da Costa Vieira na prefeitura, mas o que era para ser tratado na reunião foi discutido na delegacia de polícia em uma reunião rápida.
O delegado Cleverson Alves dos Santos fez um breve relato das dificuldades enfrentadas por ele e sua equipe para prestar um serviço com o mínimo de qualidade para a população. O delegado ressaltou ainda a necessidade urgente do aumento no numero de policiais, ele destacou ainda que os policiais tem a responsabilidade de cuidar dos presos.
Jacini foi convidado pelo juiz da comarca, Luiz Alberto para visitar as celas em que estão confinados cerca de 30 presos em condições deploráveis, a principio ele recusou, mas depois acabou aceitando, mas ressaltou, “estou indo há seu convite”. Na porta da cela o secretário pode constatar o caos instalado no local, ele ouviu dos presos reclamações das condições em que estão submetidos, “estamos vivendo em um chiqueiro, aqui chove e saem bichos do vaso sanitário”, disse um dos detentos ao secretário.
O magistrado colocou para o secretário que o efetivo das policias militar e civil é muito pequeno em relação as cidade do porte de Costa Rica, e deu como exemplo o município de Chapadão do Sul que tem um efetivo de 39 policiais enquanto Costa Rica tem 13 policias.
O prefeito Baird foi incisivo para com o secretário ao afirmar que Costa Rica precisa de um tratamento diferenciado, “hoje temos uma população flutuante em torno de 5000 pessoas”, disse o prefeito.
Baird disse ao Hora da Notícia que assumiu com o secretário a possibilidade de pagar 4 policiais para ajudar no trabalho da carceragem nas novas celas por um período de quatro mês. “Eu me responsabilizo de fazer o pagamento”, disse o prefeito.
Jacini disse ao Hora da Notícia, que o prédio construído para abrigar a delegacia ainda não foi entregue pela construtora para o estado, mas assim que for entregue será estruturado com a implantação da parte analógica e adquirido o mobiliário. Afirmou que vai se emprenhar para atender a expectativa do governador André Puccinelli de entregar em 45 dias o prédio, conforme prometeu durante visita á Costa Rica.
O secretário adiantou que será providenciado o remanejamento de policiais para a Polícia Civil e Militar para trabalhar em Costa Rica. Ele não adiantou o numero de policiais a serem remanejados.
Questionado pelo Hora da Notícia se a Agepen (Agência de Administração do Sistema Peniteciário) vai assumir o controle dos presos, Jacini fez de desentendido e afirmou que somente através de concurso o que poderá levar mais de um ano. Ele se referia a necessidade de realizar concurso público para contratar agentes penitenciários.
O Juiz Luiz Alberto resumiu a reunião como produtiva, “ele viu a situação dos presos, pode sentir a situação e ouviu nossas reivindicações”, concluiu o magistrado.
Na delegacia depois de visitar os presos, Jacini se reuniu em sala fechada com o juiz, o delegado e promotor por cerca de 15 minutos.
A visita do chefe da segurança no estado foi acompanhada de perto por uma equipe do Garras (Grupo Armado de Repressão a Roubos, Assaltos e Sequestro). Hora da Notícia
|