Juiz da Comarca Luiz Alberto e o Coordenador Carlos Iniciou nesta segunda-feira (14) as atividades dos AA (Alcoólicos Anónimos) com o apoio da sociedade organizada e sob a coordenação de Carlos Roberto Marques Leite. O progrma vai funcionar na sede do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) localizado na rua Jerônimo Silvestre de Castro nº 686 em Costa Rica, onde as pessoas dependentes do álcool vão encontrar apoio para terem uma vida sem o primeiro gole.
Participaram da reunião cerca de 40 pessoas, entre elas o Juiz da comarca, Luiz Alberto de Moura filho que está bastante empenhado para que esses programas sociais funcione no município para tentar minimizar o sofrimento das pessoas com as drogas licitas e ilícitas. De acordo com ele a maioria dos crimes praticados envolve álcool, “temos que louvar a prefeitura por essa iniciativa”, disse o magistrado.
Outro que vêem lutando no sentido de conscientizar a população para ajudar a combater as drogas é o delegado de polícia, Cleverson Alves dos Santos que também participou da reunião.
O psicólogo José Magno Macedo Brasil, coordenador do Amor- Exigente esteve presente a reunião e falou da importância dos programas para recuperar dependentes de drogas e apoiar a família. Magno estava acompanhado da coordenadora de saúde mental do estado, Fernanda Cristina Rodrigues.
Os promotores de Justiça George Cassio Tiosso Abbud, titular da 1ª promotoria e Bolivar Luiz da Costa Vieira, titular da 2ª promotoria participaram do evento, destacaram a importância da iniciativa e se colocaram a disposição para ajudar, “queremos e podemos estar presentes”, disse Bolivar.
Durante a apresentação do programa um jovem que foi internando em uma clínica para recuperação de dependentes químicos deu um depoimento emocionante, ele expôs as dificuldades que o dependente enfrenta. “Eu era dependente de drogas, pela minha filha de sete anos resolvi me tratar”. Segundo ele começou a beber no ceio familiar com um gole e daí foi para as drogas.
De acordo com o jovem as pessoas quando deixam as clinicas de tratamento precisam encontrar apoio em grupos para se libertar do vício, “Isso envolve o doente e a família que precisa de apoio”. O presidente da 16ª Subseção da Ordem em Costa Rica, Antonio Rodrigues da Silva, o Secretário de Governo da prefeitura de Costa Rica, Benone Martins Carrijo e a defensora pública, Débora Maria de Souza Paulino participaram da reunião.
O que é:
O AA é uma comunidade, com carácter voluntário, de homens e mulheres que se reúnem para alcançar e manter a sobriedade através da abstinência total de ingestão de bebidas alcoólicas. Hora da Notícia |