A 5ª “Reunião para a Cidadania” foi realizada na manhã desta terça-feira (15) no Auditório da Associação Comercial de Costa Rica e contou com a presença de diversas autoridades que discutiram estratégias para prevenir o consumo de drogas e reestruturação da segurança pública no município. Foi discutida a situação em que se encontram três adolescentes usuários de drogas que precisam receber apoio de grupos de ajuda.
O prefeito Jesus Queiroz Baird, PMDB e a Secretária de Promoção Social, Dionne do Nascimento Delgado Baird não participaram da reunião. O juiz da comarca Luiz Alberto de Moura Filho reivindicou a presença do prefeito, ”A presença do prefeito nas reuniões é importante, não tem como fazer nada sem a presença do executivo”, disse o magistrado.
Já o delegado de polícia, Cleverson Alves dos Santos destacou que as reuniões surtiram efeitos positivos, trouxe a Costa Rica o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini Brasil, “ele visitou a delegacia, as obras de logística no novo prédio da delegacia já iniciaram”. O delegado adiantou que os defeitos na construção do prédio também já estão sendo corrigidos.
O psicólogo José Magno Macedo Brasil participou da “Reunião para Cidadania”, elogiou a iniciativa e se colocou a disposição para retornar o programa Amor-Exigente. “as reuniões são importantes para mobilizar a sociedade organizada”,
Os promotores de justiça, Bolívar Luiz da Costa Vieira, titular da 2ª promotoria e George Cassio Tiosso Abbud, titular da 1ª promotoria participaram da Reunião para Cidadania. Bolívar informou que foi arrecadado R$120.000,00 referentes ao TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado entre o Ministério Público Estadual e os transportadores de madeira do Estado de Mato Grosso. De acordo com Bolívar o dinheiro já está na conta do Conselho Municipal de Segurança, ele disse ainda que o dinheiro devera ser usado para construção do presídio semi-aberto em Costa Rica.
O presidente do Conselho Municipal de Segurança, Wellington de Morais Ferrato, e a Assistente Social Célia Regina Benetti participaram do encontro.
Durante reunião foi informado que os gerentes das agências dos bancos do Brasil é Bradesco aguarda resposta da diretoria do banco sobre a possibilidade de instalação de câmeras de segurança nas proximidades das agências.
A primeira “reunião para a cidadania” aconteceu no dia 09 de fevereiro último, foi organizada pelo Hora da Notícia onde se discutiu com autoridades de todas as esferas do município melhorias para a segurança pública.
Hora da Notícia |