A 6º “Reunião para a Cidadania” foi realizada na manhã desta terça-feira (22), na Associação Comercial e contou com a presença de três secretários municipais, do juiz da comarca, Luiz Alberto de Moura Filho e dos dois promotores de justiça da comarca, Bolívar Luiz da Costa Vieira, titular da 2ª promotoria e George Cassio Tiosso Abbud, titular da 1ª promotoria, eles vem trabalhando no sentido de edificar um prédio para abrigar presos albergados. Durante a reunião a Secretária de Promoção Social, Dionne do Nascimento Delgado Baird informou que as pessoas dependentes de drogas passaram a procurar a secretaria em busca de tratamento depois que as reuniões passaram acontecer.
A Secretária de Educação do Município de Costa Rica, Marilete Bertuol Gazzoni informou que o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) está em andamento e as aulas devem iniciar no mês de abril. A secretária observou que antes do início das aulas os pais de alunos serão convidados para uma reunião onde será explicado o projeto. Durante a 5ª “Reunião para a Cidadania” foi informado que três jovens precisavam urgente de tratamento para se livrar das drogas, na reunião de hoje (22) foi informado pela psicóloga Maria Romilda da Silva contratada pelo município que os dois jovens já estão recebendo atendimento juntamente com a família, um foi encaminhado para tratamento em uma clínica.
O Secretário de Saúde do Município, Jovenaldo Francisco dos Santos participou da reunião e informou que está sendo implantado o Projeto “Saúde na Escola” na rede municipal. De acordo com Jovenaldo o projeto tem o objetivo de orientar os alunos sobre sexualidade e gravidez precoce. Ele disse ainda que os agentes comunitários vão fazer um trabalho de tiragem e encaminhar as pessoas para as secretarias competentes. Esse trabalho será em parceria com as Secretarias de Educação e Promoção Social.
Foi definido mais um projeto em beneficio da sociedade, será estruturada e montada uma palestra visando orientar os professores para trabalhar a prevenção contra drogas licitas e ilícitas junto aos alunos em sala de aula.
O delegado de polícia Cleverson Alves dos Santos participou da reunião e destacou os ganhos para a sociedade bem como para a estrutura das policias. O delegado ressaltou que a união de forças vai trazer qualidade de vida para a comunidade.
Dionne informou ainda que cinco pessoas estão internadas em clínicas para dependentes químicos, de acordo com ela todo o tratamento está sendo custeado pela prefeitura.
Participou da reunião o presidente do Conselho Municipal de Segurança, Wellington de Morais Ferrato e o vereador Lucas Lazaro Gerolomo, (PRB) representando a Câmara Municipal.
A próxima Reunião para a Cidadania vai acontece na próxima terça-feira (29) às 09 horas no auditório da Associação Comercial. Hora da Notícia |