Uma cobra Jibóia foi encontrada na manhã desta terça-feira (12) próximo ao rio Sucuriú na cidade de Costa Rica. A serpente de pouco mais de um metro foi capturada pelo senhor Luziano Dias Valesco em plena rua quando ele caminhava nas proximidades do Albergue. A cobra foi levada até o quartel da PMA (Polícia Militar Ambiental) e entregue para o comandante, o subtenente Ortiz.
Ele informou ao Hora da Notícia que a cobra se encontra na fase adulta e será devolvida a natureza na região nos próximos, “essa é um réptil típico dessa região”.
Qualificações:
Alimentação As jibóias são carnívoras, fazendo parte do seu menu favorito aves de pequeno e médio porte, pequenos e médios roedores e outros répteis, como lagartos ou outras serpentes. Sempre que come uma presa muito grande, a jibóia passa depois por um período de letargia, que pode durar semanas ou mesmo meses, até que tenha digerido todo o alimento e sinta necessidade de se alimentar de novo.
Tamanho As Jibóias raramente ultrapassam os 3,5 m. A grande maioria fica pelos 3 m, embora muito esporadicamente apareçam exemplares um pouco maiores, na casa dos 4 m, sendo neste caso animais de idade muito avançada que vivem em zonas com muito alimento.
Peso e esperança de vida Uma jibóia pode viver até 25 anos e pesar entre 35 e 40 kg. Hora da Notícia |