www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Polícia
25/04/2011 - 09:41
PMA apreendeu duas carretas carregadas de carvão nativo
Hora da Notícia

A (PMA) Policiais Militares Ambiental de Costa Rica apreendeu na madrugada do último dia 24 na Rodovia MS 223 duas carretas carregadas com 195 metros cúbicos de carvão nativo, avaliado em R$ 20.000,00. As cargas pertenciam a uma carvoaria do Estado de Mato Grosso e que tinha como destino às siderúrgicas do Estado de Minas Gerais. A apreensão faz parte da operação Semana Santa devolvida em todo Mato Grosso do Sul.

Os policiais vêem realizando esse trabalho de fiscalização em carretas e caminhões com carga de madeira serrada e carvão nativo que vêm do Mato Grosso, Rondônia e do Pará. As Guia Florestal (GF) expedida pelos órgãos ambientais desses Estados não consta no roteiro o trajeto percorrido pelos Municípios de Mato Grosso do Sul, mas somente o roteiro dos Estados de origem. A legislação desses Estados bem como a legislação Federal afirma que no documento deve constar todo o roteiro do transporte.

Isto é feito para que não haja como burlar a fiscalização, ao se retirar madeira de um local como se fosse de outro. A operação contou com a parceria da Polícia Civil.


Hora da Notícia



É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Comentários
Jader Alves em 27/04/2011 20:01
Jaibis, quem preenche a guia florestal é o remetente (madeireira, carvoeiro, etc) do produto florestal. A omissão de informação relevante no preenchimento da guia pelo remetente da carga é infração ambiental, devendo o produto florestal ser apreendido pela autoridade policial. Como diz meu chefe, a gente só pede a aplicação da lei e nada mais.
Bolivar Vieira em 27/04/2011 14:32
Apenas para esclarecer: o decreto mencionado mostra que o documento, que foi emitido no MT, de onde provêm tais carretas, e determina que o itinerário deve ser mencionado de forma pormenorizada. A Lei 9605/98, Lei Federal (e, portanto, válida no MT, no MS e em outro qq estado da federação) traz o tipo do art. 46, parágrafo único, que diz que incorre em crime aquele que transporta madeira sem licença válida para todo o tempo da viagem (pena – detenção de 6 meses a um ano e multa);O Decreto Federal n. 6.514 (válido no MT, no MS e em qq outro estado) diz o mesmo no art. 47, §1º. Ou seja, parabéns à Polícia Militar e à Polícia Civil.
jaibis em 27/04/2011 10:37
O Decreto suso mencionado tem validade somente no Estado de Mato Grosso e não em Mato Grosso do Sul, ademais o Estado não pode alegar irregularidade em um documento que foi imitido por ele.
Jader Alves em 25/04/2011 20:20
DECRETO Nº 8.189, DE 10 DE OUTUBRO DE 2006. Disciplina a utilização, o preenchimento e a emissão da Guia Florestal (GF) para o transporte de produtos e/ou subprodutos de origem florestal do Estado de Mato Grosso, e dá outras providências. (...) Art. 10. A GF será disponibilizada no site da SEMA contendo os seguintes itens: (...) IX – descrição do trajeto da carga ao destino (GF-3 e GF-4), citando: cidades, acidentes geográficos, rios, postos de fiscalização e rodovias;
jaibis em 25/04/2011 17:04
Isto não é verdadeiro. A Lei não exige a descrição pormenorizada do roteiro a ser seguido, portanto a apreensão por este motivo é ilegal.
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS