Armas apreendidas A PMA (Polícia Militar Ambiental) apreendeu em flagrante nesta quarta-feira (01), dois caçadores, Antônio Xavier de Souza, 42 anos e Bento Silvestre de Castro, 56. Eles mataram uma anta de cerca de 50 quilos à dez dias atrás no sítio denominado Jaraguá distante distante aproximadamente 40 Km de Costa Rica.
O animal teve a cabeça e couro enterrados pelos autores, a carne foi dividida entre os dois, colocada em sacolas plásticas e armazenada em um freezer.
O comandante da PMA Sub-Tenente Ortiz, informou que os dois foram multados em R$ 5.000,00 cada um e ainda responderão a TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência). Os dois ainda foram autuados por porte ilegal de arma de fogo uma vez que tinham em seu poder três espingardas, sendo duas “cartucheiras de calibre 32” e uma espingarda estilo rifle de calibre 22, foram apreendidas também, munições de ambos os calibres.
De acordo com Ortiz a anta pertence a lista de animais em extinção do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
Bento disse ao Hora da Notícia que desconhecia que matar anta é crime, “eu não sabia que matar este animal era um crime”. Segundo ele comeu a carne, mas não achou boa, “matei a anta por ela estar destruindo minha roça de milho”, finalizou. Hora da Notícia
|