www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Agropecuária
02/06/2011 - 07:10
Reunião em Brasília define criação do Centro Tecnológico da Pecuária Sustentável de MS
Midiamax
Uma reunião na noite desta quarta-feira (01) em Brasília (DF) definiu a criação do Centro Tecnológico da Pecuária Sustentável de Mato Grosso do Sul. A intenção é criar um centro para “absorver a ciência e os experimentos da Embrapa e transformar em ganhos na genética”, segundo o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores do Mato Grosso do Sul), Francisco Maia.

Participaram ainda do encontro o diretor-presidente da Embrapa, Pedro Antônio Arraes Pereira, o empresário e pecuarista Carlos Eduardo Naegele, além da bancada federal petista: deputados Antônio Carlos Biffi e Vander Loubet, e o senador Delcídio do Amaral.

Inicialmente, será criado um grupo de trabalho com membros da Embrapa Gado de Corte e da Acrissul. O papel dos parlamentares será garantir emendas para a construção e condução do centro, que, segundo Maia, será a “maior vitrine da genética do País e uma referência na América do Sul”.

“Esse é um trabalho que tem sido costurado há um tempo. A Acrissul vai coordenar o projeto, junto com associações de criadores de todas as raças de bovinos e equinos”, contou Maia. “O presidente da Embrapa vai formalizar o projeto e, a partir dos recursos das emendas asseguradas pela bancada federal, vamos começar a dar os primeiros passos”, continuou.

O centro realizará ainda diversas feiras dinâmicas, que envolve também setores da agropecuária, como a Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia em Ação), realizada anualmente na cidade de Ribeirão Preto (SP). Para isso, segundo Maia, o projeto precisa contar com a “boa vontade da classe política”.

“Temos que trazer a ciência para trabalhar junto com a produção. Não existe ganho de produção sem a ciência”, afirmou. “O importante é que vamos avançar. Agora sentaremos com os técnicos da Embrapa, universidades, centros de pesquisa, enfim, todos para discutir esse assunto”, finalizou.

Deputado garante viabilizar emendas para manter projeto

O deputado federal Vander Loubet (PT), que participou da reunião, garantiu que a bancada federal do PT em Brasília não medirá esforços para garantir as emendas necessárias para o empreendimento. O parlamentar ainda classificou a reunião como “histórica”, já que, segundo ele, o parque vai ser um “modelo, algo inovador”.

“Criaremos uma comissão para preparar o projeto. A credibilidade da Acrissul dá tranquilidade para nos empenharmos no empreendimento”, afirmou Loubet. “Vamos nos empenhar para viabilizar as emendas necessárias para ajudar nesse grande sonho dos produtores rurais”, acrescentou.

O empreendimento vai funcionar em sistema de comodato em um local de 200 hectares cedido pela Embrapa.

“Não temos dúvida que conseguiremos melhorar, e muito, nossa genética”, concluiu Vander.

Para senador, projeto não pode ser ‘partidarizado’

Segundo o senador Delcídio do Amaral (PT), o Centro facilitará o trabalho dos produtores do Estado, pois também funcionará como uma espécie de ‘vitrine’ da carne sul-mato-grossense. Além disso, o petista acredita que o projeto, por beneficiar todo o MS, não encontrará restrições com o restante da bancada federal do Estado em Brasília.

“Esse não é um projeto partidário, é para todo o Estado. Não podemos partidarizar uma iniciativa que é criativa e vai trazer ganhos para Mato Grosso do Sul. Espero contar com o apoio dos outros deputados e senadores, pois é pertinente e coerente com a nossa realidade”, afirmou.

O senador afirmou ainda que, após a reunião de hoje, ficou definido que será criada uma espécie de ‘fundo’, que vai fazer, efetivamente, com que o projeto tenha “vida própria”.

“Vamos separar uma emenda de bancada para atender a infraestrutura desse centro, que irá aumentar a eficiência da nossa produção”, concluiu.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS