www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
03/06/2011 - 07:50
Lei aprovada na Câmara atenta contra a liberdade de imprensa
J.N
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos deputados aprovou um projeto que torna crime a revelação e a divulgação de informações de processos que corram em segredo de justiça. Entidades da sociedade civil protestaram contra o que consideram um caminho para a censura.

O projeto criaria um novo artigo do Código Penal, o 325 a, no capítulo dos crimes praticados por funcionário público. E puniria com dois a quatro anos de prisão "a revelação e a divulgação de fatos ou dados que sejam objeto de investigação criminal sob sigilo".

O relator do projeto, deputado Mauricio Quintela, diz que este tipo de vazamento pode atrapalhar as investigações. Ele garante que, se for aprovada, a nova lei só atingirá o funcionalismo público: autoridades policiais, integrantes do Ministério Público e do poder Judiciário.

“Se o projeto abrangesse a imprensa, a livre expressão, o direito à informação, ele estaria eivado de inconstitucionalidade porque o Supremo já definiu, já se posicionou fortemente pela total liberdade de imprensa”, declarou.

Apesar de fazer parte do capítulo que trata dos servidores públicos, o projeto de lei está gerando polêmica. É que a redação do texto do novo artigo permite uma interpretação mais ampla e poderia punir, por exemplo, jornalistas que divulguem informações de uma investigação sob segredo de justiça.

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil considera o projeto inconstitucional e disse que a OAB vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal se o Congresso o transformar em lei.

A Associação Nacional dos Jornais (ANJ) chamou o projeto de censura. “A Justiça brasileira mesmo já consagrou o princípio de que o segredo de justiça vale para os agentes de Estado e não para os jornalistas. Se uma informação chega par o jornalista ou repórter, ou se ele consegue essa informação, ele tem o dever de divulgá-la”, afirmou o diretor executivo da ANJ, Ricardo Pedreira.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS