Pais e alunos com o Prefeito Baird A Ação Comunitária promovida pela Secretaria de Assistência Social do Município de Costa Rica neste domingo (05), na Escola Municipal Francisco Martins Carrijo levou diversão e serviços para cerca de 500 pessoas. O padre Fabrício Pinheiro da Silva elogiou a iniciativa de colocar a escola a disposição da população ”abrir a escola para a comunidade foi um gesto de partilha”. As pessoas procuraram o atendimento médico e odontológico em busca de orientação. Os profissionais de odontologia distribuíram escova e orientaram a escovação correta.
Varias salas foram disponibilizadas para as atividades: como pula-pula, cinema e palestras sobre drogas proferida pela psicóloga Maria Romilda. O público pode cuidar dos cabelos, as criançadas aproveitaram para cortar o cabelo no estilo Moicano. Os alunos divertiam na sala preparada para a dança no ritmo de discoteca.
Lucas Rocha, aluno do 9º ano, observou que essa foi à primeira vez que acontece esse movimento na escola, “estamos felizes por essa ação, o prefeito e a diretora da escola estão preocupados com nosso bem estar”, disse.
O jovem Júlio Cezar, 13 anos, aluno da escola ressaltou a importância do evento na escola, “é muito bom, agente não fica na rua aos domingos, não temos o que fazer aqui no bairro, assim podemos nos divertir, alimentar e passarmos um dia de alegria, tomara que façam mais vezes”, pediu o garoto.
A administração municipal inovou, foi distribuído pipoca, algodão doce, refrigerante (coca cola) e picolé. A criançada aproveitou o local aberto no domingo para jogar o futebol na quadra, eles demonstravam satisfação em poder desfrutar do momento.
A Secretária Assistência Social, Dionne do Nascimento Delgado Baird, disse ao Hora da Notícia que foi realizado uma pesquisa junto a população, “isso nos orientou para estruturar a ação”. O slogan do evento ficou definido como “Vamos Juntos dizer não as Drogas”.
A secretaria informou que o objetivo é estabelecer vínculos com a comunidade e ter a participação dos pais na escola acompanhado os filhos. De acordo com ela a ação será realizada uma vez por mês, “todos os bairros da cidade serão contemplados”, disse.
Para diretora da Escola, Márcia Aparecida Silva Pereira, a abertura no domingo foi um pedido dos pais, “queremos que os pais participem conosco, fizemos aquilo que eles pediram”. Ela destacou que Costa Rica quer suas crianças e adolescentes longe das drogas.
O policial Militar Fabrício responsável pelas aulas do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) destacou a ação e disse que a iniciativa vai trazer qualidade de vida os cidadãos.
Prefeito Jesus Queiroz Baird, (PMDB) destacou a importância da ação comunitária e afirmou; “minha gestão é voltada para o ser humano, para a inclusão social, quero facilitar isso ao cidadão”.
O prefeito ressaltou que a população precisa ser bem tratada e também conhecer seus direitos, “aqui estamos levando informações”, acrescentou. O gestor público afirmou que quer ouvir a população para poder atender melhor as necessidades do dia a dia.
De acordo com Baird o objetivo foi sensibilizar a comunidade dos malefícios das drogas, mostrar para eles em vídeo os malefícios que o uso de droga causa.
Para a professora Roseli da Cruz Machado, presidente SINCOR (Sindicato dos Servidores Municipais) disse estar feliz e sensibilizada, “essa é uma forma de incentivar a comunidade a participar e levar a informação”. De acordo com a professora nunca aconteceu uma ação comunitária como essa antes no município, “isso é ótimo”.
A jovem mãe de três filhos, Denise da Silva, 26 anos, destacou a participação da comunidade para ajudar a ter os serviços públicos a disposição, “eu achei muito bom, tem tudo aqui, estamos vendo como está nossa saúde, é uma forma de nos mães participar mais, essa é uma administração mais humana”.
A mãe preocupada com os filhos observou que muitas vezes as pessoas não dispõe de dinheiro para cortar o cabelo. “Meus filhos comeram pipoca e picolé, valeu mesmo, estou feliz, finalizou comum sorriso. Hora da Notícia
|