clube Krylia Sovetov divulgou nesta quinta-feira imagens reproduzidas de um vídeo que identifica o torcedor responsável por atirar uma banana na direção do lateral esquerdo Roberto Carlos em jogo válido pela 15ª rodada do Campeonato Russo.
"Nós identificamos o vídeo do incidente e é possível ver quem é o criminoso. Nós não sabemos o nome, a identidade não pode ser comprovada ainda. Esperamos que não aconteça novamente. Samarava é uma cidade benevolente e tolerante, visto nossa indignação sincera [com o caso]", disse o assessor de imprensa do clube, Maxim Syestnov, em comunicado no site oficial.
As imagens mostram um homem saindo de um dos túneis de acesso à arquibancada do estádio Metallurg, em Samara, lançando a banana no campo, na posição onde estava Roberto Carlos, e saindo rapidamente do local em seguida.
O novo caso de racismo fez o ex-jogador da seleção brasileira reagir tanto em campo --ao deixar o jogo logo após uma banana ser atirada em sua direção- quanto fora dele --ao cobrar da entidades máximas do futebol uma punição.
"Espero que a Federação Russa, a Uefa [que rege o futebol na Europa] e a Fifa tenham a reação adequada para este incidente desagradável. Coisas assim não devem ser toleradas em países civilizados", disse o jogador do Anzhi ao "Sport-Express", em entrevista reproduzida pelo site russo "Sports".
A SEGUNDA BANANA Aos 44 minutos do segundo tempo da vitória de sua equipe, o Anzhi, sobre o Krylia Sovetov, fora de casa, por 3 a 0, após ver a banana ao seu lado, Roberto Carlos jogou a fruta para fora do gramado, conversou com o árbitro, foi abordado por outros jogadores e deixou o campo. O Anzhi já havia feito as três substituições permitidas à equipe.
"Estou indignado com o comportamento do torcedor que ofendeu não apenas a mim, mas a todos os jogadores presentes. E não apenas os jogadores, mas todo o futebol russo", completou.
"Eu saí [de campo] de propósito, porque me senti desapontado e não tinha mais o desejo de permanecer no jogo. Acredite em mim, eu faria o mesmo se estivesse outro placar', respondeu Roberto Carlos.
Ao deixar o campo em direção ao banco de reservas, o jogador se dirigiu aos torcedores da equipe adversária na arquibancada.
"Eu levantei os dois dedos, lembrando que já é o segundo caso similar em um curto período de tempo que eu jogo na Rússia. Isso também me machuca muito porque a maioria das pessoas no país [Rússia] é acolhedora e benevolente com os jogadores, incluindo os estrangeiros. Mas, infelizmente, existem também esses idiotas', afirmou. |