Defensora Debora e Presidente do Canselho Renatta Venturini Os presos da cadeia pública de Costa Rica participaram do 2ª encontro com a diretoria do Conselho da Comunidade na manha desta sexta-feira (01) nas dependências da cadeia. O encontro contou com o trabalho voluntario do médico Paulo Cesar Resende, clinico geral. Ele realizou palestra é abordou o tabagismo, alcoolismo e dependência química. Os 29 detentos, entre eles três mulheres ouviram atentamente o palestrante. A defensora pública da comarca, e vice-presidente do Conselho, Débora Maria de Souza Paulino, informou ao Hora da Notícia que as palestras são importantes, “elas ensinam para os presos e para os membros do conselho”.
Para a presidente do Conselho, Renatta Silva Venturini, essa iniciativa traz informação e mais disciplina para os detentos. Ela informou que no próximo dia 05 terá inicio o Programa de Controle do Tabagismo junto aos presos fumantes. De acordo ainda com Renatta os detentos estão trabalhando na confecção de artesanato.
Para o médico a desmotivação dos presos se deve ao consumo de drogas, “o preso se sente derrotado, a ajuda com um linguajar mais simples pode mudar o comportamento dos presos a não voltar mais a fazer uso das drogas”.
Um menor infrator de 17 anos contou ao Hora da Notícia que começou a usar drogas quando ainda tinha 14 anos, “isso me desestruturou”, disse. De acordo com ele a palestra pode ajudar a vencer o vício. Segundo ele estudou até a 2ª serie, mas é analfabeto, porém tem a certeza que querer ressocializar e voltar a estudar. “Quero ajuda, preciso parar de usar droga”, disse.
Os presos receberam o confortado espiritual com a visita do Pastor Osmar. Hora da Notícia |