www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Saúde
02/07/2011 - 18:00
Conferência de saúde foi realizada com a participação de auditora do SUS
Foto: Arq/Hora da Notícia
Hora da Notícia
Eni Batista, auditora do SUS em Paranaíba
Eni Batista, auditora do SUS em Paranaíba

Foi realizado na última sexta-feira (01) a 5ª conferência de saúde pública em Costa Rica no auditório da Secretaria de Educação do Município. A reunião entre usuários, gestores e pessoal da saúde foi para estabelecer metas para a conferencia nacional, mas servira também para implantar melhorias uma vez que nas decisões surgiram importantes alternativas para melhorar o sistema SUS (Sistema Único de Saúde).

Eni Batista, auditora do SUS em Paranaíba foi à palestrante do encontro. Ela apontou a falta de divulgação nas mídias para informar o que é o SUS e como funciona.

Durante as discussões foi unanimidade entre os participantes a necessidade de qualificação profissional dos profissionais que lidam com a saúde no município. Outro ponto discutido foi à população flutuante, cerca de cinco mil. Segundo os grupos temáticos que foram formados é preciso reestruturação do sistema em conjunto com projetos para reivindicar mais recursos federais.

Para o secretário municipal de saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos que proferiu palestra com o tema “todos usam o SUS” é preciso humanizar o atendimento.

Para atender a população flutuante é preciso elaborar um estudo e encaminhar ao governo federal para que seja direcionado recursos, disse a palestrante. Jovenaldo informou ao Hora da Notícia que já foi elaborado esse projeto e encaminhado.

O secretário informou que o município gasta mensalmente com saúde o valor de R$ 1.2 milhão, esse valor representa 22% do orçamento do município. De acordo ainda com ele 10 mil pessoas utilizam o sistema no município, três mil consulta com todos os meses nos sete PSFs (Programa de saúde da Família). Ele acrescentou ainda que 23 médicos estão a disposição da população.

O trabalho de coordenação da reunião foi do subsecretário de assuntos legislativos José Edson Narciso. Estiveram presentes na solenidade de abertura o prefeito Jesus Queiroz Baird, (PMDB), o juiz da comarca, Luiz Alberto de Moura Filho e o vereador Moacir Justino, (PR) que participou das decisões.

A reunião iniciou às 13 horas e teve somente cinco usuários do SUS participando do seminário.

Hora da Notícia



É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS