Prefeito Baird, e artesãs Aconteceu nesta quinta-feira, (11) pela manhã a solenidade de enceramento do curso de qualificação profissional ministrado por profissionais da Fundação de Cultura do Estado para ás 20 artesãs de Costa Rica ligadas a (Associação dos Artesões). O prefeito Jesus Queiroz Baird, (PMDB) participou do evento e ressaltou que a oportunidade oferecida que vai proporcionar retorno financeiro.
De acordo com a responsável pela a criação das peças, a design (profissional em desenho industrial) Patrícia Caldas, o objetivo é aproveitar o talento das mulheres, “transformar peças simples em chiques e vender para o mundo”.
Durante a formação que durou dez dias foram confeccionadas 52 peças que serão os modelos (piloto) que as profissionais vão produzir para serem comercializados.
Para a gerente de desenvolvimento, Arlene Barbosa Vilela, a capacitação vai permitir a confecção com técnicas que vai destacar e dar um valor diferenciado aos produtos.
A coordenadora do grupo de artesãs, Carmem Lucia Ferreira da Silva informou ao Hora da Notícia que as mulheres vão se reunir uma vez por semana, montar as peças e levar para casa para ser confeccionadas.
As profissionais estão orgulhosas do trabalho que vão desenvolver a partir de agora usando técnicas e design diferenciado, acrescentou Selma Brito.
Carmem informou ainda que elas vão participar de exposição no dia 20 de setembro próximo, na Casa do Artesão em Campo Grande.
Baird pediu para as profissionais não desistirem do trabalho, “com a qualificação profissional o meu objetivo como gestor é levar oportunidade para que se torne fonte de renda”, afirmou.
A presidente Nandi Neile informou que a Associação ainda não conta um local onde possam reunir para executar os trabalhos. O artesanato está sendo exposto para comercialização será na casa do artesão na Praça Central da cidade. Do valor arrecado 15% fica com a Associação. O evento foi acompanhado pelos Secretários Municipais. Hora da Notícia
|