Comemoramos nesse domingo, (14) o dia dos pais, uma data significativa dentro da nossa realidade afetiva e social, a figura do pai é fundamental sendo peça importante dentro da formação da personalidade, a presença do pai desde a infância é um modelo que, iremos seguir como referencia, na estruturação de valores e princípios que, nortearão a trajetória pessoal e profissional.
Com ele iremos construindo nossa formação psico-afetiva e consequentemente formando bons indivíduos, esse processo tem em sua composição conteúdos que foram internalizados e naturalmente compuseram a identidade ou seja, é a figura paterna, preenchendo de maneira valorativa e construtiva a estruturação como pessoa. É seguro e confortável a presença paterna em nossas vidas, uma relação infinita de amor e afeto, ser pai e realizar-se podendo saborear a etapa de evolução dos filhos e esses dando continuidade a família. Temos o privilégio de ter a presença paterna, ter e ser pai é presente de Deus para sociedade na estrutura familiar, esse ser (pai) que tem em sua particularidade sentimentos que se misturam e nos completam: autoridade junto com a segurança é o afeto junto com a amizade e por ai vai, uma simbiose de afetos e valores que nos qualificam como cidadãos.
Parabéns a todos os pais pelo seu dia que, são todos os dias, saibam que, são importantes e essenciais na nossa existência, um vinculo que transcende e nos alimenta afetivamente, com um caminho aberto pra nós tornarmos bons pais também. Feliz dia dos Pais. José Magno Macedo Brasil, Psicólogo com Especialização em Abordagem em Psicanálise E-mail: [email protected]
|