Na próxima sexta-feira (19), iniciarão os festejos em homenagem a Nossa Senhora de Abadia, padroeira do Município de Figueirão. Será três dias dedicados a Santa conforme a programação divulgada pelo padre Valdemar Agostinho, responsável pela paróquia local.
No dia 19 às 19 horas será celebrado missa em ação de graças pela equipe de festeiros, e as pessoas envolvidas no evento.
Às 21 horas acontece o Baile no Salão Paroquial da Igreja, e será animado pelo grupo Chama Campeira.
No sábado (20) às 17 horas inicia a procissão com saída da Igreja de Santa Luzia até a igreja Nossa Senhora de Abadia. Em seguida haverá o hasteamento da bandeira e missa campal no estilo “sertanejo”. Às 21 horas inicia o baile com leilão de prendas oferecidas pela comunidade.
A festa encerra no domingo (21), com missa às 09 horas e às 11 horas almoço, será servido churrasco. Às 13 horas leilão de gado e prendas.
No último dia 15 foi ponto facultativo no Município, conforme estabelecido em lei. Nesse dia o padroeiro é homenageado oficialmente. A imagem da Santa foi recebida com festa em uma fazenda da região no último dia 14.
Origem da devoção
A devoção a Nossa Senhora da Abadia é originária de Portugal.
A imagem de Nossa Senhora da Abadia é bastante antiga, procedente do Mosteiro de Bouro, situado no concelho de Amares, em Portugal. Por isso é também chamada Santa Maria de Bouro. O Mosteiro de Bouro já existia naquela região por volta do ano 883. Naquele tempo, Portugal e Espanha tinham sido invadidos pelos mouros, que professavam a religião muçulmana. Com receio dos mouros, os monges abandonaram o Mosteiro e, para evitar a profanação da imagem da Virgem Santíssima, esconderam-na.
Após muitos séculos, no tempo do Conde D. Henrique, o fidalgo Pelágio Amado abandonou sua vida mundana e tornou-se emérita. Ele foi viver com um velho ermitão na ermida de São Miguel, perto de Braga.
Certa noite, num vale próximo da ermida, os ermitãos viram que brilhava uma luz bastante forte. Na noite seguinte, constataram que o fato se repetiu. Quando amanheceu, foram até o local, onde encontram uma imagem mariana entre as pedras. Cheios de júbilo, eles se prostaram diante da imagem e, agradecidos, passaram a venerar nela a Virgem Maria. Hora da Notícia |