www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
26/08/2011 - 08:33
Crise em Campinas é antecipação da disputa de 2012, diz prefeito
Folha Online
O prefeito de Campinas (SP), Demétrio Vilagra (PT), no cargo há três dias, disse que a crise política que se alonga pela cidade desde maio, após o Ministério Público denunciar um esquema de corrupção na prefeitura, é decorrência da antecipação da disputa eleitoral de 2012.

Mantido no cargo na quinta-feira (25) por decisão da Justiça, Vilagra, que é denunciado pela Promotoria sob acusação de envolvimento no esquema, pediu "união" e que as diferenças políticias fiquem para 2012.

Vilagra foi mantido na prefeitura por liminar do juiz Mauro Fukumoto, da 1ª Vara de Fazenda Pública de Campinas, que suspendeu as decisões da Câmara Municipal, tomadas na quarta, de afastar Vilagra temporariamente e abrir uma comissão que poderia levar ao impeachment do petista. Antes da liminar, tomaria posse hoje o presidente da Câmara, Pedro Serafim (PDT).

No sábado, foi cassado o antecessor de Vilagra, Hélio de Oliveira Santos, o Dr. Hélio (PDT), sob acusação de omissão no mesmo esquema. Eles negam.

Vilagra recebeu a Folha para entrevista exclusiva na noite de quinta.

FOLHA - Como o sr. recebeu a decisão da Justiça?

DEMÉTRIO VILAGRA - Eu vi com muita tranquilidade, com muita alegria, porque eu acho que isso restabelece o Estado de Direito. Quando a Câmara deu essa decisão, nós respeitamos, mas acima da Câmara está a Constituição. Era uma obrigação minha recorrer. Por isso eu fico contente e agora para mim isso é uma página virada. Eu quero já a partir de amanhã [hoje] estar trabalhando forte, quero terminar o plano de metas que esse governo ofereceu, que restabeleceu Campinas naquele lugar em que ela sempre deveria estar, entre as dez economias do Brasil.

O sr. foi afastado por 29 dos 33 votos dos vereadores. Como governar sem apoio da Câmara?

Quero fazer um aceno ao Legislativo para que nós juntos possamos trabalhar por Campinas. Eu espero que o Legislativo esteja junto com a gente, trabalhando. Quero chamar toda a sociedade civil organizada, para que juntos a gente retome essa administração. Eu quero, ao final de 2012, entregar essa cidade ao próximo prefeito, com as finanças equilibradas, o serviço público funcionando, uma cidade com condições do próximo prefeito fazer uma boa administração.

A cidade quase teve um terceiro prefeito em menos de uma semana. A que atribui tanta incerteza política, com possíveis danos aos serviços para a população?

Em Campinas anteciparam a disputa de 2012. Isso não foi bom para Campinas. Mas eu espero que agora, com os segmentos políticos, empresariais, sociais da cidade, a gente possa sentar, discutir e terminar essa transição democrática e deixar a disputa eleitoral para 2012. Campinas merece respeito.

O que acha do presidente da Câmara ter dito que a Casa vai recorrer da liminar que o manteve no cargo?

É um direito que ele tem, assim como eu tive direito de recorrer. A Justiça vai decidir.

Ele também disse que não foi a Câmara que derrubou o sr. e Dr. Hélio, mas os atos cometidos por ambos. Como responde?

Eu não cometi nenhum ato ilícito. Eu sou uma pessoa que está sendo investigado, que é diferente de condenada. Eu estou aberto para fazer essa discussão e tenho certeza de que a Justiça vai me julgar inocente. Mas o momento é de união, de olhar para Campinas e deixar as diferenças e as disputas para 2012.

O sr. já tomou alguma medida prática ou trocou algum secretário?

Houve apenas um pedido de demissão do secretário de Meio Ambiente, Paulo Sérgio Oliveira. Foi um pedido pessoal, temos que respeitar. Ele deixou um trabalho muito importante. Ainda não o substituí. A equipe que ele trouxe é de pessoas qualificadas, que vão ficar.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS