Diretora da Apae, Lucina e Professora Evair Em comemoração a semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla que iniciou dia 21 e encerra neste domingo (28), a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Costa Rica realizou em sua sede na última quinta-feira (25) a palestra com o tema: “A coragem de ser diferente”, o palestrante foi o servidor público municipal, Paulo Borges.
A palestra abordou a inclusão social e a conscientização da sociedade para entender as pessoas portadoras de deficiências com objetivo de diminuir as diferenças sociais. “Somente a conscientização da sociedade será capaz de entender a pessoa portadora de deficiência, só assim poderemos diminuir essas diferenças sociais”, disse o palestrante.
O evento contou com cerca de 100 pessoas entre, pais, professores, alunos da Escola Municipal Adenocre Alexandre de Moraes, alunos do 3º ano da Escola Estadual José Ferreira da Costa e alunos da instituição.
O presidente da APAE, Rodrigues Oliveira da Silva, ressaltou o trabalho que está sendo desenvolvido para que a sociedade se aproxime da instituição e conheçam o trabalho elaborado pelos profissionais, “essa palestra vai ajudar a melhorar a sociedade”.
A instituição trabalha com 48 alunos e de acordo com o presidente tem uma despesa mensal de R$ 10.000,00, “temos prioridade para investimentos, na construção da piscina e da quadra coberta e a pista de Equoterapia”, disse Rodrigo.
A presidente de honra da Instituição, Evair Gomes Nogueira pediu para que as autoridades somem esforços para trabalhar em favor da APAE, “esperamos que os poderes constituidos, as autoridades tenham olhos voltados para essa instituição”, afirmou.
O Secretario de Saúde do Município, Jovenaldo Francisco dos Santos representou o prefeito Jesus Queiroz Baird, (PMDB) no evento. Os vereadores foram convidados porém não campareceram ao evento. Hora da Notícia |