A primeira turma de alunos recebeu os certificados de formação no PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) nesta terça-feira no Centro de Convivência do Idoso com a presença da família. Cerca de 700 pessoas estiveram presentes. Durante os quatro meses de curso, essa foi á primeira turma formada pelo Policial Militar, Fabrício Barbosa de Oliveira, “fui acolhido com carinho, estou muito feliz, essa é uma experiência única”.
A cerimônia de formatura reuniu autoridades locais que puderam assistir ao juramento dos princípios do PROERD, a aluna Eduarda Oliveira Nunes da Escola Municipal professor Adenocre Alexandre de Moraes convidou os 256 formandos para juntos proferirem o juramento. “Prometo resistir ás pressões, controlar minhas tensões, cultivar o amor próprio e as drogas dizer não”, esse foi o juramento dos alunos com idade entre 09 e 12 anos de idade.
O prefeito Jesus Queiroz Baird, (PMDB) disse acreditar que as crianças depois do curso estão imunes as drogas, “me sinto realizado, como prefeito e filho de Costa Rica, é minha responsabilidade fazer o trabalho de prevenção, estamos plantando uma sementinha que dará frutos saudáveis no futuro”, disse ele ao Hora da Notícia. Baird adiantou que o programa vai continuar no ano que vem, “não temos medidos esforços para combater ás drogas”, concluiu.
Os pais receberam com entusiasmo o aprendizado dos filhos, Roseli Rodrigues, destacou o conhecimento recebido por seu filho de 11 anos, aluno da Escola Municipal Joaquim Faustino Rosa. “esse é um beneficio muito grade com uma técnica mais avança, não basta agente falar, “ele adorou o curso”, destacou a mãe.
A aluna Taina de Jesus, 10 anos da Escola Estadual Jose Ferreira da Costa enalteceu os ensinamentos do professor Fabrício, “ele nos ensinou lutar contra as drogas, aprendi, quero repassar para meus amigos foi, muito gostoso, disse a criança segurara do que aprendeu.
As crianças estavam sorridentes e falava com entusiasmos sobre o que aprenderam João Victor, 10 anos, aluno da Escola Estadual José Ferreira disse ao Hora da Notícia ter aprendido que é preciso controlar as tensões, não mexer com drogas e viver longe da violência.
O Delegado de polícia, Cleverson Alves dos Santos, participou da solenidade, ele juntamente com o juiz da comarca, Luiz Alberto de Moura Filho foram os grandes defensores da implantação do PROERD nas escolas do município durante as “Reuniões para a Cidadania”. O delegado ressaltou que a polícia sozinha não consegue combater os crimes, “mas com ajuda dos poderes constituídos, conseguiremos”.
A secretária de Educação e Professora Marilete Bertuol Gazoni agradeceu ao Pais pelo comprometimentos com seus filhos enquanto educadores temos que pensar no futuro. “esse programa trás na sua essência o que é certo e errado”.firmou O comandante da Polícia Militar responsável pelo desatamento de Costa Rica, Tenente Silvio de Oliveira enfatizou que a PM sente-se honrado por ter formado a turma no município, “tínhamos uma divida com este município, cedemos o policial, agora Costa Rica já tem o policial José Carlos preparado para seguir com o curso”. Currículo do professor: Fabrício Barbosa, 25 anos é natural de Cassilândia/MS, Policial Militar a 13 anos, Bacharel em Direito, graduado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e instrutor do PROERD deste de 2.010. Alunos e professores receberam o certificado “Amigos do PROERD Participaram da solenidade Pais, professores, vereadores e secretários municipais, com exceção do vereador José Augusto Mais (DEM).
Hora da Notícia |