www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
04/09/2011 - 08:07
PSD tem 10 diretórios e é o 3º maior do País
Correio do Estado

O PSD tem diretórios montados em 10 Estados, devidamente reconhecidos pelos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Com as manifestações dos TREs do Rio de Janeiro, do Acre e de Mato Grosso, o secretário-geral do partido, Saulo Queiroz, anunciou que a nova legenda cumpriu a exigência legal de estar organizada em no mínimo um terço das 27 unidades da federação para ser reconhecida legalmente como uma legenda nacional. Em Mato Grosso do Sul, o registro deve sair na próxima semana.

Faltam o registro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o reconhecimento de 490 mil assinaturas, mas o PSD já é considerado partido de fato por seus fundadores, que assinaram ontem, em São Paulo, as primeiras fichas de filiação e anunciaram ser a “terceira maior força política do País”. O raciocínio leva em conta o tamanho da bancada da Câmara dos Deputados: 44 parlamentares exercendo o cargo e 4 ocupando secretarias estaduais, segundo o prefeito de São Paulo e presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab.

“Nossa expectativa é que entre os dias 15 e 20 de setembro o TSE reconheça o PSD como um partido de fato e de direito, e declare isto oficialmente”, disse Queiroz. A conta dos nove Estados foi atingida, uma vez que a Justiça Eleitoral do Paraná, Santa Catarina, Tocantins, Rio Grande do Norte, Rondônia e Piauí já haviam se manifestado, reconhecendo os diretórios do PSD.

Com isto, o secretário-geral do partido acredita que foi atendida a última condição para que o PSD exista de fato. Segundo ele, a nova sigla foi além das exigências legais de reunir 480 mil apoiadores em todo o Brasil, e montar os nove diretórios estaduais. “Foram entregues perto de 600 mil assinaturas certificadas”, disse Queiroz.

PSD em MS

Em Mato Grosso do Sul, o pedido de registro foi apresentado ao TRE no dia 25 de agosto. Segundo a resolução 23.282 de 2010 do TSE, os tribunais regionais têm três dias para se manifestar a respeito da solicitação. De acordo com a assessoria da procuradoria eleitoral do Estado, o prazo pode ser estendido. A promessa é que o parecer será encaminhado na próxima segunda-feira para apreciação do pleno do TRE.

Caso a informação não se confirme, o advogado do PSD em Mato Grosso do Sul, Laércio Guilhem, representará contra a procuradoria eleitoral, alegando descumprimento do prazo. Ele, no entanto, está otimista e acredita na apresentação do parecer na segunda-feira. “Se o documento chegar no início do dia do TRE, será possível incluir a votação do pedido na sessão de segunda-feira”, calculou.
A decisão sobre o registro, no entanto, não paralisou o partido no Estado. O presidente regional do PSD, ex-senador Antonio João Hugo Rodrigues, comanda em ritmo acelerado campanha de filiações. Só na última terça-feira (27), foram confirmadas 80 adesões em Ponta Porã.

 

    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS