Juizes Luiz Alberto Silvio Cesar e Walter Arthur Alge Neto O juiz Walter Arthur Alge Neto, 30 anos, foi apresentado para os advogados e servidores da justiça da comarca de Costa Rica nesta terça-feira (06), no plenário do Tribunal do Júri. Natural de Umuarama, no estado do Paraná, ele está há dois anos exercendo a magistratura no Mato Grosso do Sul. Foi promovido por merecimento para assumir a titularidade da 1ª vara criminal, a nomeação foi publicada no último dia 02. A comarca ficou um ano e quatro meses sem juiz titular nesta vara. O magistrado será o responsável em presidir os júris de crimes contra a vida.
O presidente da 16ª Subseção da Ordem em Costa Rica, Antonio Rodrigues da Silva, deu as boas vindas ao novo integrante da magistratura em Costa Rica e ressaltou as dificuldades enfrentadas durante o tempo que a comarca ficou com único juiz para atender a sociedade: “fizemos o que foi possível, nossa sociedade é ordeira, agora esperamos que ele tenha agilidade”,disse. De acordo com ele, 30 advogados estão inscritos na 16ª Subseção, porém só 25 atuam.
“Espero ter um bom relacionamento com todas as forças constituídas, espero que fiquem satisfeitos com meu desempenho”, disse o juiz durante a solenidade. Ele esclareceu que ainda não conhece todo tramite do cartório. Ele concluiu afirmando: “venho trabalhar por uma sociedade justa. O trabalho em conjunto com responsabilidade sempre terá mais sucesso”.
O juiz Luiz Alberto de Moura Filho, titular da 2ª vara que durante o período foi responsável por todas as decisões na comarca, agradeceu aos advogados pela compreensão para com ele e desejou felicidades ao novo colega.
O representante do Ministério Público, Bolívar Luiz da Costa Vieira, titular da 2ª promotoria destacou a hospitalidade do povo da cidade e ressaltou a acolhida que os dois promotores tiveram: “essa população vai acolher bem o novo juiz”, finalizou.
Já o prefeito Jesus Queiroz Baird (PMDB) desejou felicidades ao novo titular da comarca. “Tenho certeza que veio somar em Costa Rica, e dará,uma maior agilidade aos processos, melhorando o relacionamento com a comunidade” concluiu o prefeito
De acordo com Luiz Alberto na comarca tramitam aproximadamente 6.800 processo, sendo que 1.200 são do juizado especial. Participaram da solenidade o promotor de justiça, George Cassio Tiosso Abbud, titular da 1ª promotoria, a defensora pública da comarca,Débora Maria de Souza Paulino,delegado Cleversom Alves dos Santos,os subtenentes Ortiz e Palácios da Polícia Militar, vereadores e representantes da comunidade.
O novo juiz saiu de férias e retorna no dia 08 de outubro, nesse período o Juiz da Comarca de Chapadão do Sul, Silvio Cesar do Prado, que já vinha despachando nos processos uma vez por semana, continuará o trabalho.
Transferência:
O juiz Marcel Henry Batista de Arruda, titular da 1ª vara foi transferido para a comarca da cidade de Miranda/MS, conforme decisão do colegiado de desembargadores do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) em reunião realizada no último dia 12 de maio de 2010. Veja Imagem do dia Fotos; http://www.horadanoticia.com.br/fotos.php?ima_id=47 |