Cuba libera compra e venda de carros. Proibição já durava mais de 50 anos, desde a revolução de 1959 . O governo de Cuba autorizou os cidadãos do país a comprarem e venderem carros após décadas de proibição. Um decreto autorizando esse tipo de transação foi publicado nesta quarta-feira, 28, no Diário Oficial cubano.
A medida é tida como uma das mais esperadas reformas econômicas do presidente Raúl Castro. De acordo com o decreto oficial, cubanos e residentes estrangeiros agora poderão fazer o que quiserem com seus carros, sem qualquer necessidade de “autorização prévia por parte de qualquer entidade”. A nova regra entra em vigor a partir do próximo sábado, 1º de outubro.
Carros antigos A proibição da compra e venda de carros em Cuba já durava mais de 50 anos, desde a revolução de 1959. Segundo a agência de notícias Reuters, a nova regra prevê que apenas residentes estrangeiros e cubanos com autorização do governo poderão importar carros novos. Todos os demais terão que se limitar a comprar ou vender veículos já existentes na ilha.
Até então, somente os carros que já estavam em Cuba antes da revolução de 1959 podiam ser comprados e vendidos. Por isso há tantos veículos antigos na ilha, em geral de fabricação norte-americana e soviética. |