www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Saúde
07/10/2011 - 10:11
Evento sobre saúde mental chamou a população para refletir
Foto: Hora da Notícia
Hora da Notícia
Evento sobre saúde Mental
Evento sobre saúde Mental

Neste último dia 06, quinta-feira, por volta das 13:30 horas, aconteceu no anfiteatro da Secretária de educação, um encontro dos profissionais, usuários e interessados no trabalho do Centro de Atendimento Psicossocial – CAPS, especialmente sobre as doeças mentais, foram realizadas diversas palestras, discussões e dinâmicas objetivando conscientizar e mostrar a realidade das doenças mentais.

Na ocasião, foi reapresentada a Dra. Renata Goes Viscarte, Psiquiatra, que está trabalhando em Costa Rica há aproximadamente três meses e especialmente no CAPS há um mês. Dra. Renata em sua palestra destacou a importância de combater os preconceitos relacionados a sanidade mental, talvez sendo este o maior obstáculo a ser superado.

Segundo a Psiquiatra, existem inúmeros tratamentos, sendo a internação adotada somente em casos extremos, apontando outros tratamentos como suficientes para normalizar a situação do paciente, podendo assim viver com a doença de uma forma controlada.

A médica falou sobre a depressão, que segundo ela, igual a maioria das doenças mentais, trata-se de um inimigo silencioso e invisível, citando “Quando alguém se machuca a lesão fica aparente, porém, grande partes das doenças mentais são impossíveis de se visualizar, mas ela existe” disse a doutora.

Em Costa Rica, o número de internações é menor que na média dos outros municípios. Dra. Renata destacou que isso só acontece, por causa do trabalho que vem sendo realizado, devido ao atendimento especializado, tratamentos oferecidos, enfatizando o CAPS, mas também os agentes de saúde que sempre buscam localizar os casos de doenças mentais em estágios ainda que leves.

A coordenadora do CAPS, a Terapeuta Ocupacional Ana Paula Garcia Lopes, disse ao Hora da Notícia que eventos como este, tendem a informar e esclarecer a sociedade que geralmente não sabe o que fazer diante desses casos. Informando que a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde investe cerca de R$ 23.000,00 (vinte e três mil reais) por mês no tratamento da saúde mental.

Outro momento interessante no evento foi quando a Psicóloga Fabine Roman falava sobre o preconceito que existe, alguns mitos e tabus, que devem ser derrubados, e brilhantemente o Professor e ator Luiz Faustino Inácio, do Grupo Teatral Turma Terra de Costa Rica, pegou todos de surpresa, encenando estar tendo um surto psicótico durante a palestra da Psicóloga.

Tratava-se de uma dinâmica, com o intuito de trazer a reflexão do que fazer, como se sentir diante de tal situação, e para lembrarmos que todos estamos sujeitos a isso, Fabine destacou que “andamos em uma corda bamba, pode acontecer com qualquer um” disse a Psicóloga.

Por fim aconteceu uma dinâmica onde os grupos puderam contar sua reação diante da encenação do Professor Luiz, onde inclusive alguns usuários do CAPS deram depoimentos contando o quanto foi importante o tratamento piscossocial em suas vidas, inclusive como forma de salvação dessas vidas.

                                                                                                                  Hora da Notícia



É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS