www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Geral
25/10/2011 - 05:00
Pensão para filhos termina com graduação, decide STJ
CGrandenews
STJ (Superior Tribunal de Justiça) eximiu um pai da obrigação de pagar pensão alimentícia à sua filha adulta, que está cursando mestrado. Ministros da 3ª Turma entenderam que a missão de criar os filhos se prorroga mesmo após eles atingirem a maioridade, mas se encerra com a conclusão de curso de graduação.

A filha ajuizou a ação, alegando que, embora tenha mais de 18 anos e concluído curso superior, está cursando mestrado, fato que, segundo ela, a impede de exercer atividade remunerada e arcar com suas despesas.

O Tribunal de Justiça paulista acolheu a apelação da filha, considerando que a pensão deve ser fixada de acordo com a necessidade e possibilidade, mas o pai recorreu ao STJ, que julgou o pedido improcedente.

No recurso especial, o pai afirma que a obrigação de sustentar os filhos se encerra com a maioridade, estendendo-se, excepcionalmente, até a conclusão do curso superior. A partir de então, sustentar os filhos seria um “incentivo à acomodação e à rejeição ao trabalho”.

Relatora do recurso, a ministra Nancy Andrighi entende que o estímulo à qualificação profissional não pode ser imposto aos pais de forma perene. “Os filhos civilmente capazes e graduados podem e devem gerir suas próprias vidas, inclusive buscando meios de manter sua própria subsistência e limitando seus sonhos – aí incluídos a pós-graduação ou qualquer outro aperfeiçoamento técnico-educacional – à própria capacidade financeira”, argumentou.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS