Delegado Cleverson Alves dos Santos Os golpes aplicados por estelionatários em Costa Rica já rendeu aos bandidos cerca de R$ 6.000 mil conforme registros na delegacia de polícia da cidade. As vítimas normalmente são pessoas simples que acreditam na conversa dos bandidos que estão do outro lado da linha telefônica fingindo estarem fragilizados e precisando de ajuda. O delegado de polícia, Cleverson Alves dos Santos informou ao Hora da Notícia na última quarta-feira (23) que os autores desses crimes provavelmente são pessoas que estão recolhidas em presídios de diferentes régioês do País.
Segundo o delegado os bandidos aproveitam da inocência das vítimas, principalmente de idosos para passarem trotes de falsos sequestros para conseguirem dinheiro, “as pessoas se assustam e acabam depositando em contas de marginais que na verdade simulam tudo”. Outro golpe bastante conhecido é o “golpe do mecânico” que essas pessoas acabam depositado quantias altas ou efetuando créditos de valores elevados em telefones celulares.
O delegado esclareceu também que é precisos ter cuidado com as propostas de empréstimos para aposentados que são descontados em folha, “esses agenciadores abusam da simplicidade dos idosos”.
Ele observou ainda que é preciso tomar muito cuidado com notas de dinheiro falso que está circulando na cidade e as laminas de cheques conhecidas como “clonados”, “na hora de receber cheques ou dinheiro é preciso certificar, na duvida procure a polícia”.
Principais golpes e como eles funcionam:
Golpe do mecânico: O sujeito do outro lado da linha telefônica trata quem atende ao como seu tio ou tia e começa a expor suas dificuldades com o carro que está viajando, afirma que o veículo quebrou e precisa de dinheiro para pagar o mecânico ou um guincho. Em seguida pedem para que deposite determinada quantia em uma conta corrente ou credito para celular.
Sequestro: O bandido usa o telefone e informa para a pessoa que está com um membro de sua família seqüestrado levando a pessoa muitas vezes ao pânico, pede dinheiro para não matar a suposta vítima.
Torpedo premiado: O bandido liga informando para quem atende ao telefone que essa pessoa ganhou um premio, sempre usando dos anúncios que estão em evidência na mídia, pede dinheiro para que a vítima possa ter direito ao prêmio, quando não consegue que o dinheiro seja depositado apelam para que efetuem créditos em telefones celulares.
Boa noite cinderela: Nesse caso o marginal se aproxima da vítima escolhida, faz amizade e procura uma forma para que essa pessoa ingira um medicamento que leva a um sono profundo, normalmente e dissolvido em água, refrigerante ou cerveja.
Bilhete premiado: As pessoas são convencidas a comprarem um bilhete que afiram ser premiado, porém pedem pelo bilhete um valor bem menor ao que será pago, nesse caso a ganância das pessoas por dinheiro fácil tem levado a golpes de alto valor.
Segundo o policial são uma infinidade de golpes usados pela malandragem, o cidadão precisa estar atento e tomar cuidado com quem conversa e o que conversa, “as pessoas não deve se expor para desconhecidos”, conclui o delegado. Hora da Notícia |