João Marcos Correia de Toledo Na última segunda-feira (21), o presidente da AfroRica (Associação dos Afro Descendentes de Costa Rica), o professor João Marcos Correia de Toledo recebeu homenagem na Câmara Municipal de vereadores destinada a Associação como forma de lembrar o dia da Consciência Negra. O presidente pediu aos vereadores para que apresentem projeto de lei estabelecendo feriado municipal no dia 20 de novembro.
Uma lei estadual aprovada esse ano estabeleceu o feriado, “Dia da Consciência Negra” no estado. Uma ação direta de inconstitucionalidade foi proposta pela Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul junto ao TJ (Tribunal de Justiça), os desembargadores acataram o pedido e a lei se tornou sem efeito.
O presidente registrou sua indignação com a decisão judicial e afirmou que essa era mais uma conquista dos negros para lembrar a morte de Zumbi dos Palmares.
O feriado já é lei nos municípios de Itaporã, Jaraguari e Corumbá em Mato Grosso do Sul, além de 750 cidades brasileiras e em cinco estados: Mato Grosso, Ceará, Amapá, Rio de Janeiro e Piauí. Hora da Notícia |